Este cantinho à beira-mar plantado continua a atrair (muitas) atenções internacionais. A prestigiada publicação britânica Condé Nast Traveller elegeu os destinos que os turistas estrangeiros devem incluir nos seus roteiros numa visita ao país. Saiba quais são os mais recomendados.
Portugal continua na moda e basta andar nas principais cidades deste jardim à beira-mar plantado para o comprovar. "Com a sua costa atlântica e o seu clima mediterrâneo, o país é mais fragmentado [em termos de diversidade] do que Espanha e mais selvagem do que França. O seu encanto está na relutância em ser demasiado polido. Os lugares mais bonitos de Portugal são crus, reais e naturais", elogia a prestigiada publicação britânica Condé Nast Traveller num artigo em que recomenda 15 locais não perder numa visita a Portugal.
1. Comporta
Em dezembro de 2022, já a tinha considerado "a melhor praia secreta de Portugal". Agora, volta a elogiar-lhe os quilómetros de praias de areia branca, recomendando um passeio a cavalo no areal e uma ida ao restaurante Sal, na praia do Carvalhal. Situada no extremo sul da Península de Troia, a Comporta integra o município de Alcácer do Sal, no Alentejo.
2. Monsanto
É uma das aldeias históricas de Portugal. As casas de pedra desta povoação do concelho de Idanha-a-Nova foram construídas na encosta de uma montanha rochosa, o que lhes confere um charme pitoresco. "Devido à sua elevação e aos seus telhados de terracota, este também é um local deslumbrante para assistir ao pôr do sol", elogia. "O [restaurante] Taverna Lusitana tem as melhores mesas", assegura.
3. Douro Vinhateiro
Construídos paulatinamente com o passar dos séculos, os socalcos são uma das imagens de marca do norte do país. "O sinuoso curso de água da região dos vinhos [rio Douro] corta a paisagem verdejante", explica a Condé Nast Traveller. A publicação sugere um cruzeiro fluvial para a apreciar e uma estadia no Six Senses Douro Valley Hotel & Spa em Samodães ou no Vintage House Hotel no Pinhão.
4. Benagil
A praia e as grutas são a principal atração desta aldeia algarvia, localizada na orla costeira do município de Lagoa. "Os raios de sol furam através da claraboia natural, mas a sombra projetada pela formação rochosa proporciona um alívio do calor intenso que habitualmente se faz sentir nesta região de Portugal", esclarece o artigo da Condé Nast Traveller.
5. Sintra
É uma das vilas mais procuradas pelos turistas que visitam Lisboa. Para além das belezas da serra, a publicação elogia-lhe o palácio altaneiro. "As torres coloridas, a cúpula curva e as passarelas de caminhos parecem envoltas em glacê em tons de ocre e vermelho. Para além disso, há gárgulas, azulejos tradicionais e hectares de história para explorar", refere ainda.
6. Évora
Nos últimos anos, tem vindo a conquistar um número crescente de turistas. "Com as suas ondas de calor, as suas vinhas, a sua arquitetura romana e as suas praças empedradas, a cidade mais badalada do Alentejo atrai viajantes que procuram cultura, gastronomia e [um bom] clima num só lugar", escreve a Condé Nast Traveller. Para pernoitar, o Évora Farm Hotel & Spa é a unidade hoteleira que a publicação recomenda.
7. Odeceixe
Esta freguesia portuguesa do município de Aljezur, no Algarve, é outro dos locais de passagem obrigatória. "A sua praia é um dos segredos mais bem guardados do sul [de Portugal]", elogia. "Na maré baixa, há piscinas naturais para brincar e águas rasas para remar e, enquanto a água na beira do rio [Seixe] é calma e suave, também há ondas decentes para surfar no oceano", informa a Condé Nast Traveller.
8. Aljustrel
As ruas e ruelas pitorescas deste município português pertencente ao distrito de Beja têm o seu charme e a sua beleza mas o que a publicação recomenda mesmo são os campos de girassóis que se encontra na estrada que liga Cuba a Aljustrel. "Pare [o carro] e inale os campos perfumados de lavanda, sobreiro, oliveiras e trigo, mas lembre-se de que está perante plantações de agricultores e não apenas cenários de fotos", avisa, contudo.
9. Açores
Os ilhéus do arquipélago merecem ser contemplados com vagar. Para a Condé Nast Traveller, o de Vila Franca do Campo é um dos mais imprescindíveis. "Os únicos habitantes desta reserva natural são aves marinhas como as garças e as almas-negras. Pescar e acampar não é permitido mas a lagoa clara é perfeita para snorkel e mergulho", sugere a publicação.
10. Óbidos
O casario branco e as ruas e ruelas empedradas desta vila do distrito de Leiria rivalizam com o castelo altaneiro, mandado erguer no século XII. Para além de percorrer as muralhas, a Condé Nast Traveller sugere a degustação de uma ginjinha no bar Ibn Errik Rex e uma refeição no The Market Man, o restaurante do Rio do Prado. "Tem uma estufa onde são cultivadas mais de 2.000 plantas, que são, depois, usadas n[a confeção d]as suas receitas rurais", esclarece.
11. Aveiro
A terra dos ovos moles também consegue grandes elogios por parte da publicação. "Os barcos tradicionais da cidade e os canais cruzados levam muitos a compará-la com Veneza [em Itália] mas aqui não terá as hordas de visitantes que por lá se encontram nem a melancolia da cidade afundando", ressalva, todavia, a Condé Nast Traveller. Para além de um passeio num moliceiro, sugere ainda uma visita à Costa Nova, localidade conhecida pelas típicas casas de riscas coloridas.
12. Deserta
É uma das mais populares ilhas algarvias. Acessível de barco a partir de Faro, é um refúgio de tranquilidade e um santuário natural de rara beleza. "Num dia mais tranquilo, sentir-se-à numa ilha privada", assegura o artigo. Também conhecida como ilha da Barreta, é uma das cinco ilhas-barreira do Algarve.
13. Berlenga
A maior ilha do arquipélago das Berlengas, em frente a Peniche, é um dos melhores sítios para mergulho e observação de aves em Portugal. Aquela que foi a primeira área protegida do país encerra uma riqueza biológica de valor inestimável. "Nos passeios de barco [que lá se realizam], avistam-se golfinhos do convés", informa a Condé Nast Traveller.
14. Serra da Estrela
É nesta cadeia montanhosa que se encontram as maiores altitudes do território continental português. "Fevereiro é a melhor época para a ver coberta de neve mas ao longo de todo o ano podem admirar-se lá paisagens cobertas de flores silvestres e lagos cristalinos", refere o artigo. Para além de uma visita ao Covão dos Conchos, um lago artificial que se tornou viral nas redes sociais, a publicação recomenda uma degustação de queijo da serra e a compra de licor de castanha na aldeia histórica do Piódão.
15. Arouca
A maior ponte suspensa pedestre do mundo é uma das principais atrações turísticas do município. "Construída 175 metros acima do rio Paiva, oferece vistas sensacionais", elogia a Condé Nast Traveller. "Se tiver coragem para a atravessar, faça-o. De seguida, assim que a adrenalina acalmar, siga para as Pedras Parideiras, um fenómeno geológico com um nome que pode ser traduzido como pedras produtoras. São pequenas rochas que emergem das grandes, resultado das mudanças de temperatura e da erosão", esclarece.
Comments