top of page

5 ingredientes que reparam a pele

A sua epiderme nunca esteve sujeita a tantas ameaças e agressões externas que comprometem e ameaçam a sua beleza como nos tempos que correm. Aprenda a identificar as substâncias mais hidratantes e procure dermocosméticos com formulações que as integrem.



A sua pele costuma ressentir-se dos estragos causados pelo stresse, pela luz azul, pelo sol, pelo vento, pela chuva ou pelo frio, ficando desvitalizada, irritada, envelhecida, baça e/ou desnutrida? Então, chegou a altura de mimá-la, antes que seja tarde de mais! Utilizar protetor solar diariamente, não se expor ao sol durante as horas de maior calor, usar chapéu e ingerir água com regularidade são recomendações que já conhece de cor e salteado. Mas acaba sempre por abusar, não é? E, depois, a sua derme é que paga!


Os raios ultravioleta alteram o microbioma e a estrutura cutânea, atacando as fibras de elastina e de colagénio responsáveis pela sua elasticidade. A pele fica desidratada, irritada e/ou com um aspeto desvitalizado. Se não combater de forma adequada todos estes danos, para além de não salvaguardar a barreira cutânea que defende a epiderme, pode sofrer um envelhecimento prematuro. A sua pele precisa nos dias de hoje, mais do que nunca, de cuidados extra, com substâncias que a defendam, como é o caso destas.


1. Ácido hialurónico


É um dos ingredientes que os fabricantes preferem. Isolado pela primeira vez em 1934, tem sido investigado pela indústria dermocosmética desde a sua descoberta mas só nas últimas décadas é que o uso se massificou. Este ácido tem a capacidade de reter grandes quantidades de água, o que lhe permite conferir maior elasticidade e volume à pele, devolvendo-lhe firmeza e brilho. São, atualmente, muitos os produtos de beleza que incorporam esta substância na sua formulação.


2. Rosa-mosqueta


Com uma forte ação regenerante, identificada e confirmada em vários estudos científicos internacionais, também tem um poder drenante e cicatrizante. Anti-idade e antirrugas, é uma das muitas plantas usadas pela indústria da beleza. Rico em vitaminas, antioxidantes e ácidos gordos essenciais, o óleo que é extraído das pétalas desta flor é presença regular nas formulações de inúmeros cosméticos.


3. Óleo de jojoba


Arbusto nativo de desertos dos Estados Unidos da América e do México, a jojoba dá origem a um fruto do qual se extrai um óleo, muito elogiado. As tribos nativas daquelas regiões já o usavam em tempos idos. As ceramidas presentes na sua formulação reparam e estimulam a regeneração celular e retêm a água na pele, nutrindo-a em profundidade. Para além dos cosméticos, este ingrediente também está presente em produtos de cuidados capilares. Massajado no couro cabeludo, este óleo dissolve o sebo e limpa os folículos.


4. Centelha-asiática


É outro dos ingredientes da dermocosmética. Esta planta medicinal de origem indiana, da família das Apiaceae, tem um grande poder cicatrizante e propriedades anti-inflamatórias reconhecidas pelos dermatologistas. Esta variedade botânica, também usada em produtos que combatem a celulite, tem uma ação tonificante e vasodilatadora. Para além disso, estimula a produção de colagénio e revitaliza a cútis.


5. Aloé vera


Rico em polissacáridos, ingredientes que acalmam e protegem a pele, tem propriedades anti-irritantes e antioxidantes. Auxilia a epiderme a reter a água que assegura a sua nutrição e tem propriedades cicatrizantes. Para além de inúmeros cremes de rosto e/ou de corpo e séruns, este agente hidratante é ainda presença regular em géis de banho, champôs e amaciadores. Esta planta também integra a formulação de produtos desmaquilhantes.

bottom of page