top of page

10 remédios naturais que combatem a fadiga

O cansaço, que pode ser físico e/ou emocional, afeta a maioria das pessoas, sobretudo durante as mudanças de estações ou em períodos de trabalho excessivo. Hábitos de vida inadequados podem potenciá-lo ou até agravá-lo. Existem, todavia, soluções mais sãs para o aliviar. Saiba já quais.



A fadiga pode ser descrita como uma falta de energia e de motivação. Física e/ou mental, pode afetar qualquer pessoa de uma forma temporária ou mais permanente. As mudanças de estações, as fases de exames e avaliações e os períodos de trabalho excessivo figuram entre as épocas mais críticas. O cansaço é, no entanto, também habitual em pessoas com hábitos de vida inadequados. Nesses casos, é simples identificar a causa e tratá-la ou resolvê-la. Para isso, existem soluções naturais. Saiba quais são as que deve privilegiar.


1. Geleia real


É um dos aliados na luta contra a fadiga física e intelectual. A geleia real, uma substância gelatinosa produzida pelas abelhas, ajuda a reduzir o stresse. Este superalimento também fortalecer o sistema imunitário. Também disponível em suplementos alimentares, em gel, ampolas, pó ou cápsulas, é geralmente recomendada para períodos de transição de estação. Para além de vitaminas A, B, C e E, também fornece minerais essenciais como o enxofre, o magnésio, o ferro e o zinco.


2. Acerola


Este pequeno fruto da árvore, proveniente da árvore com o mesmo nome, é rico em vitamina C, um aliado ideal para combater fadiga e/ou stresse. Por fortalecer o sistema imunitário e ter propriedades anti-inflamatórias, deve ser parte integrante do regime alimentar regular nos períodos característicos das gripes e constipações.


3. Ferro


Este oligoelemento é essencial para o equilíbrio do organismo, como comprovaram inúmeros estudos científicos ao longo do último século. A deficiência em ferro, sinal de anemia, provoca grande fadiga física, intelectual e emocional. Encontra-o nas carnes vermelhas mas também em vegetais de folha verde, como os espinafres e a couve. Leguminosas como as lentilhas e cereais como o amaranto são outras das fontes recomendadas.


4. Alcachofra


A acumulação de toxinas no organismo pode ser outra das causas para a fadiga. O corpo sente-se de tal forma obstruído que não consegue processar a sua função de eliminação de resíduos adequadamente. A alcachofra, com propriedades antioxidantes e drenantes, vai ajudá-lo a drenar os intestinos e, principalmente, o fígado, promovendo o retorno ao equilíbrio. Além de a ingerir cozida, pode incorporá-la em sopas e cremes de legumes.


5. Guaraná


A principal substância ativa do fruto deste arbusto é a cafeína. Além de aumentar o estado de alerta e de melhorar o desempenho cognitivo, também ajuda a combater a fadiga e a sonolência. Deve ser tomado assim que se sente fadiga, a uma taxa recomendada de, pelo menos, 60 miligramas de cafeína por dia. Não é, todavia, recomendado a doentes com patologias cardíacas nem a pessoas que sofram de insónias e/ou de problemas gástricos.


6. Ginseng


Esta planta perene é (re)conhecida pela sua capacidade de revigorar o organismo de indivíduos esgotados ou débeis enquanto aumenta a sua resistência a vários tipos de situações adversas. Além de aumentar ou diminuir a pressão arterial, favorece naturalmente, coordenada com outras substâncias, a perda ou o ganho de peso. Também estimula ou acalma o sistema nervoso central. Para além disso, também reforça o sistema imunitário.


7. Espinheiro-marítimo


Normalmente consumida em sumo, a polpa do fruto do espinheiro-marítimo, contém vitaminas antioxidantes C e E, carotenoides, flavonoides e oligoelementos, como o ferro e manganês. A ingestão da fruta desta planta com propriedades medicinais é, por isso, idealmente recomendada para épocas como o início do outono, pois permite ao corpo enfrentar o frio e lutar contra os vírus, ainda que possa ser consumido em qualquer época do ano.


8. Vitamina D


Nos últimos anos, passou a ser mais valorizada. Esta vitamina desempenha um papel importante no organismo e atua a vários níveis, especialmente nos intestinos e rins, favorecendo a absorção de cálcio e de fósforo. Mas, para que isso suceda, é fundamental estar em boa forma física. Em caso de fadiga, fraqueza muscular, pele seca ou cãibras, é aconselhável identificar atempadamente uma possível carência para poder colmatá-la. Para isso, fale com o seu médico.


9. Equinácea


Planta pertencente à família das Asteraceae, a equinácea, também conhecida popularmente como flor-de-cone, é uma muito utilizada para fins preventivos e curativos. Para além de prevenir infeções do trato respiratório, reduz os sintomas das constipações, alivia dores de garganta e ajuda a combater a gripe. São três as variedades usadas para fins medicinais, a Echinacea angustifolia, a Echinacea pallida e a Echinacea purpurea. Prepare uma infusão com as folhas e/ou a raiz desta planta e beba duas vezes por dia.


10. Melatonina


A fadiga pode resultar da falta de sono ou de um sono pouco reparador. Se tem insónias ou os despertares noturnos com frequência, pode precisar de melatonina, hormona que regula o ciclo de vigília e descanso. É produzida no cérebro e a sua secreção depende da luz, mas não apenas da luz solar. A iluminação artificial pode ser suficiente para impedir a sua libertação. Por isso, evite ver televisão, mexer no telemóvel ou usar o computador nas horas que antecedem o deitar.

bottom of page