top of page

15 alimentos que afugentam o stresse

É um dos grandes males sociais dos nossos dias. Há vitaminas e minerais que interferem com centenas de reações químicas que ocorrem no nosso organismo, ajudando a prevenir os sintomas desta doença, uma patologia que afeta milhares de portugueses. Saiba em que ingredientes alimentares os pode encontrar.



Os autores de um estudo científico realizado pela Faculté des Sciences de la Vie, um estabelecimento de ensino afeto à École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), em Lausana, na Suíça, encontraram uma correlação entre o estado de espírito e o metabolismo humano. Segundo as conclusões do trabalho, divulgado pela publicação científica eLife, o consumo de alimentos antioxidantes e/ou ricos em cisteína, um aminoácido presente na carne, no peixe e no marisco, é de privilegiar.


1. Salmão


É, a par do atum, do bacalhau e da sardinha, um dos peixes mais consumidos pelos portugueses. Rico em fósforo, em magnésio, em ómega-3 e em gorduras benéficas, é fonte de proteínas de alto valor biológico. Para além de combater o stresse e de reduzir naturalmente os estados de ansiedade, também ajuda a reduzir o colesterol.


2. Abóbora


Vários estudos científicos internacionais confirmaram que é um bom alimento para reduzir sinais de irritabilidade e para aliviar sintomas de depressão. Para além de carotenoides, substâncias antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário, fornece também uma grande quantidade de zinco, um mineral que estimula a produção de serotonina, também conhecida como a hormona da felicidade.


3. Leite de cabra


O de vaca continua a ser o mais apreciado mas o de cabra tem propriedades nutricionais que não devem ser menosprezadas. Este leite contém um elevado teor de cálcio, além de hidratos de carbono, proteínas, vitaminas, magnésio, fósforo, ferro, potássio, selénio, zinco e cobre. Muitos destes nutrientes facilitam a transmissão dos impulsos nervosos. A sua ingestão regular melhora o ânimo.


4. Cenoura


Não faz apenas bem aos olhos, como ouvimos dizer desde a mais tenra idade. As cenouras, ricas em betacaroteno, substância precursora da vitamina A, também contêm nutrientes que atuam diretamente sobre o sistema nervoso central, acalmando-o naturalmente. Têm ainda a vantagem de baixar a tensão arterial e de fortalecer órgãos como o coração, o estômago e o baço.


5. Quinoa


Apesar de ser o cereal com a maior percentagem de proteínas, tendo inclusive mais cálcio do que o leite, continua a ser menosprezado por milhões de portugueses. Esta proteína completa, rica em gorduras polinsaturadas, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro, também é fonte de zinco, mineral que protege as células do sistema nervoso central, melhora o estado de espírito e estimula a memória.


6. Toranja


Rica em ácido fólico, essencial no transporte de oxigénio ao cérebro, esta fruta tem um papel essencial na produção de serotonina, hormona que aumenta naturalmente o ânimo aquando da sua libertação. Resultante do cruzamento ocidental da laranja com o pomelo, a toranja, apesar do travo azedo, tem inúmeros benefícios para a saúde. Também é fonte de zinco.


7. Amêijoa


Há quem as aprecie à Bulhão Pato mas, para tirar maior partido das suas propriedades nutricionais, o ideal é comê-las cozidas ou preparadas a vapor. As amêijoas são muito ricas em vitaminas do complexo B, que ajudam a combater a depressão e o stresse, mas ao ingerir este molusco bivalve também está a aumentar os níveis de ferro, potássio, selénio, iodo e cálcio.


8. Tofu


Obtido a partir da soja, tem uma textura semelhante à do queijo e é muito consumido por veganos e por vegetarianos. Rico em cálcio, em magnésio e em triptofanos, este substituto da proteína animal tem também o mérito de ser muito eficaz no combate à depressão e à irritabilidade, como apuraram os autores de vários estudos internacionais realizados ao longo das últimas décadas.


9. Feijão-branco


As leguminosas fazem muito bem à saúde. Esta variedade de feijão não é exceção. Além de proteínas, fibras e vitaminas e minerais como o cálcio, o ferro e o zinco, também fornece noradrenalina. Também conhecida como norepinefrina, deriva da dopamina e é uma das monoaminas que, a par da serotonina, da dopamina e da adrenalina, mais influencia o humor, a ansiedade e o sono.


10. Trigo


É um dos cereais mais consumidos em todo o mundo e, apesar de haver quem lhe aponte o dedo, também há quem elogie as suas propriedades nutricionais, sobretudo quando ingerido na versão integral. A trimetilglicina presente no trigo, que também encontra na beterraba, estimula a produção de compostos cerebrais que melhoram o ânimo e o estado de espírito.


11. Chocolate


Não é todo igual mas o chocolate preto e as versões de chocolate de leite com maior percentagem de cacau na sua composição são a escolha perfeita para adocicar um momento que possa estar a ser complicado. Com um alto teor de feniletilamina, um neurotransmissor que os especialistas associam à paixão, tem uma ação estimulante e anti-depressiva semelhante à da epinefrina e à das anfetaminas.


12. Alcaçuz


Antes das suas propriedades serem descobertas, a Glycyrrhiza glabra L. era uma planta selvagem. A partir daí, começou a ser cultivada em larga escala. Na sua raiz encontra-se glicirrizina, um composto glicosídio adocicado que inibe a libertação de cortisol, uma substância que auxilia o organismo a lidar com estados de nervosismo, ansiedade e stresse. Além de ácido glicirrísico, fornece flavonoides e vitaminas.


13. Atum


À semelhança do salmão, do bonito e da cavala, este peixe contém na sua composição importantes quantidades de vitamina B6, que contribui para a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora a comunicação das células cerebrais. É também fonte de ómega-3, ómega-6 e ácidos gordos que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Também faz baixar a pressão arterial.


14. Tâmara


Há milhares de anos que fazem parte da alimentação regular dos povos que habitam no Norte de África e do Médio Oriente. As tâmaras, que podem ser ingeridas frescas ou secas, são um fruto rico em proteínas, açúcares, sais minerais e vitaminas. Têm entre 8 a 17 vezes mais vitamina C do que citrinos como a laranja. Para além de afugentar o stresse, tonifica o sistema digestivo e combate diarreias, insónias e astenias.


15. Ginseng


Também são muitas as propriedades benéficas desta planta medicinal, fonte natural de ginsenosídios, compostos com propriedades estimulantes e revitalizantes que diminuem o cansaço e melhoram o ânimo e o humor e a disposição física e mental. Ingerido em infusão, melhora a resposta do organismo ao stresse e à ansiedade, reduz a sensação de nervosismo permanente e estimula a produção de energia.

bottom of page