top of page

5 benefícios do gengibre que não pode menosprezar

Rica em fitonutrientes com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, a raiz desta planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China reduz o vómito, é expetorante e tem propriedades antifúngicas reconhecidas contra fungos patogénicos. Mas não só.



Ainda há poucos anos era quase impossível encontrar gengibre fresco nas prateleiras dos supermercados nacionais. Hoje, devido às preocupações com a alimentação e também pela maior influência da culinária asiática, tornou-se comum na maioria das cozinhas. Rica em nutrientes com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais comprovadas, esta raiz expetorante reduz o vómito e age contra fungos patogénicos. Os seus benefícios não se ficam, todavia, por aqui.


1. Previne enxaquecas


A solução para as suas terríveis e temíveis dores de cabeça pode estar neste vegetal. Dissolva cerca de um grama de gengibre em pó num copo de água. Tomado regularmente com as refeições, este gesto previne-as. Também há quem o recomende para combater o incómodo provocado pela artrite reumatoide, uma vez que ativa a circulação nas zonas inflamadas e nas áreas doridas.


2. Evita enjoos, náuseas e úlceras gástricas


Este rizoma é rico em potássio. Inclua-o fresco nas suas refeições ralado ou em pequenas rodelas para evitar enjoos, náuseas e úlceras gástricas. O gengibre também ajuda a reduzir o mau colesterol mas, simultaneamente, melhora os níveis do colesterol bom. Para quem sofre de acidez e de dor gástrica, este fitonutriente ajuda a acelerar a digestão e encurta o tempo de sensação de estômago vazio.


3. Reduz o stresse


Este rizoma também acalma. Acrescente ao seu banho de imersão quatro gotas de óleo de gengibre amargo e duas gotas de óleo de néroli, uma essência obtida através da destilação das flores de laranjeira, habitualmente utilizada para perfumar cremes, objetos e divisões. Se sente alguma fadiga mental, antes de se deitar, vaporize a almofada com duas gotas de óleo de gengibre misturadas com quatro gotas de extrato de clementina, à venda em estabelecimentos especializados.


4. Favorece uma dentição saudável


O extrato de gengibre pode impedir o crescimento de bactérias que inflamam as gengivas e que estão muitas vezes na origem de gengivites e de periodontites. A raiz desta planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China também é eficaz contra alguns dos vírus que provocam infeções respiratórias, defendem vários estudos científicos internacionais.


5. Combate gripes e constipações


Rale gengibre até encher uma colher de sopa. De seguida, mergulhe-o em água a ferver e deixe infundir durante cerca de 10 minutos. Beba-o de seguida, para se defender de gripes e constipações. Para melhorar o sabor, pode adicionar-lhe um pouco de mel e de sumo de limão. Esta junção potencia os efeitos desta infusão, que surpreende pelo travo picante. Sendo o gengibre um alimento termogénico, também acelera o metabolismo, favorecendo as dietas de emagrecimento.

댓글


bottom of page