top of page

Bicarbonato de sódio. 10 utilizações surpreendentes

É, a par do sal, do limão e do vinagre, um dos produtos que convém ter sempre à mão. Este composto químico, também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio, tem muitas aplicações na cozinha e no resto do lar, mas também é muito útil na horta e no jardim, como irá perceber de seguida.



Apesar de quase todos o conhecerem como bicarbonato de sódio, o nome comercial desta substância é hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, como também lhe chamam. Este sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino, é um composto químico composto por iões de bicarbonato e iões de sódio. Em casa, há quem o utilize em inúmeras situações. Mas sabia que também pode ser usado na horta e no jardim? Descubra, de seguida, algumas das (muitas) utilizações que pode ter.


1. Atua como fungicida


O bicarbonato de sódio é muitas vezes usado para combater fungos nas plantas. Prepare um fungicida natural, adicionando quatro colheres de sopa deste pó branco a cinco litros de água. Depois, sempre que necessário, pulverize as culturas que tem na sua horta ou as variedades botânicas que cultiva no seu jardim.


2. Trava o crescimento de ervas espontâneas


Não gaste dinheiro a comprar herbicidas caros e potencialmente perigosos quando pode fazê-los em casa de uma forma mais económica, ecológica e segura. Basta pôr bicarbonato de sódio nas ranhuras de cimento onde elas costumam nascer, repetindo regularmente o processo até que elas não voltem a despontar.


3. Revitaliza roseiras


As suas roseiras já tiveram melhor aspeto? Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em cinco litros de água e regue-as depois com este preparado caseiro. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.


4. Mata lesmas e caracóis


Estes animais herbívoros atacam plantas e culturas, comendo folhas, vegetais e frutos. Se vir lesmas e caracóis a atacarem-lhe a horta, os vasos e/ou os canteiros, já sabe o que fazer. Basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio sobre estes rastejantes e acabou-se. Se não for adepto de soluções tão radicais, basta cultivar segurelha, sálvia e tomilho, plantas que afastam esta praga.


5. Elimina os odores do composto


Fazer composto é uma das melhores formas de conseguir melhores nutrientes para fertilizar a terra do jardim e da horta mas, por vezes, pode acontecer criar mau cheiro, o que acaba por ser muito desagradável. Para evitar que tal suceda, espalhe bicarbonato de sódio ao redor da compostagem para absorver os odores.


6. Torna os solos mais alcalinos


Plantas como as begónias ou os gerânios gostam de solos alcalinos, muito comuns em regiões mais secas e áridas. Para favorecer o desenvolvimento de variedades botânicas como estas, o bicarbonato de sódio é uma boa solução. Adicione um pouco à água de rega para as ver logo a despontar com uma força renovada. A alternativa é recorrer a enxofre elementar, a adubações nitrogenadas, à adição de matéria orgânica e à adubação verde.


7. Remove manchas de vasos de barro usados


Com o passar do tempo, os recipientes das flores fabricados com este material ganham manchas inestéticas. Muitas das vezes, não é fácil limpar estes vasos e usar produtos químicos fortes para o fazer pode ser prejudicial para a conservação do barro. Lave-os com uma mistura de água e bicarbonato de sódio para lhes devolver o aspeto de outrora.


8. Prolonga a vida das flores


Se as variedades botânicas que cultiva murcham ou vão perdendo vigor, experimente colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do vaso. Vai ver que não só recuperam como permanecem bonitas e frondosas por mais tempo.


9. Deixa as mãos mais limpas


Trabalhar na horta ou no jardim deixa, à semelhança de muitas outras atividades manuais, as mãos com uma sujidade difícil de eliminar. Em vez de as esfregar com sabão, use bicarbonato de sódio. Passe as mãos por água, esfregue e passe novamente por água, repetindo novamente a operação se necessário. Ficará surpreendido com o resultado.


10. Repele animais indesejáveis


Não é só no combate às lesmas e aos caracóis que este composto químico é eficaz. Para afastar animais como as formigas e os coelhos, basta espalhar bicarbonato nos limites da sua horta, do seu jardim, da sua varanda, do seu pátio ou do seu terraço.

Comentarios


bottom of page