top of page

Carlos Afonso refresca carta do Oitto

Cogumelos de escabeche, salada de polvo com pimentos assados e arroz malandrinho de camarão à portuguesa são três das novidades a partir de hoje disponíveis na ementa do requintado restaurante lisboeta. A gastronomia tradicional portuguesa continua a ser a principal fonte de de inspiração.



Os dias de calor pedem refeições mais leves. Ciente disso, o chef Carlos Afonso, um dos proprietários do Oitto, no Chiado, em Lisboa, decidiu refrescar a ementa para a primavera/verão de 2023 com novas propostas gastronómicas. "O nosso conceito passa por ser um restaurante de produtos, receitas e cozinha portuguesa e isso implica também adequar a carta às diferentes estações. Há muitos produtos sazonais, como o peixe, as sopas e as saladas ou os cogumelos, que fazem mais sentido no verão", justifica o chef.


"Esta nova carta traduz essa adequação, mas sem perder nada em portugalidade", assegura, contudo, o cozinheiro e empresário. Herança dos árabes aquando da ocupação da Península Ibérica, o escabeche, um dos pratos mais tradicionais do receituário português, surge agora numa versão com cogumelos. Outra das novidades é a salada de polvo com pimentos assados. "Fresca, saborosa e cheia de textura, apresenta-se aqui levemente cozinhada em fogo muito forte, sendo depois terminada no forno a lenha", confidencia.


Para além de sopa de peixe e de arroz malandrinho de camarão à portuguesa, o Oitto propõe também arroz de pato malandrinho à chef Carlos, confecionado com chouriço de porco alentejano, coentros e laranja, uma das especialidades mais apreciadas do cozinheiro. Há também na nova carta uma terrina de bochecha de vaca velha, estufada durante várias horas em vinho do Porto. O clássico bife à portuguesa, um prato intemporal, muito típico da restauração lisboeta, é outra das inovações do espaço, que funciona das 18h30 às 00h00.



Σχόλια


bottom of page