top of page

Hotéis de luxo multiplicam-se em Madrid

A capital espanhola tem vindo a afirmar-se como um destino moderno e cosmopolita. No centro da cidade, são muitas as cadeiras internacionais que investem milhões em unidades hoteleiras sofisticadas e arrebatadoras. O jornal The New York Times incluiu-a na lista de locais a (re)visitar em 2023.



Madrid está de novo na moda. O prestigiado jornal norte-americano The New York Times incluiu a capital espanhola na lista de locais a (re)visitar em 2023 e, nos próximos meses, são muitos os turistas provenientes dos Estados Unidos da América esperados na cidade. A abertura, nos últimos dois anos, de vários hotéis de cinco estrelas no centro da urbe também trouxe um renovado dinamismo à zona, apesar da queda no turismo que Madrid também registou durante a fase inicial da pandemia de covid-19 que confinou o mundo.


A unidades hoteleiras das cadeias Four Seasons e Edition Hotels, juntou-se, em setembro do ano passado, o Thompson Madrid (na imagem). Após cinco anos de intervenções, o luxuoso hotel da cadeia Thompson Hotels, propriedade da Hyatt Hotels Corporation, também por detrás do Hyatt Regency Lisboa, abriu finalmente portas, com 175 habitações. The Madrid Edition foi outro dos novos hotéis inaugurados em 2022. É um dos projetos da firma criada por Ian Schrager, empresário que abriu a discoteca Studio 54 em Nova Iorque.


Em 2023, entre a Plaza de Canalejas, a Gran Vía e a Calle Alcalá, o novo triângulo de luxo da cidade, estão previstas novas aberturas. A próxima é a do JW Marriott Madrid, com 139 habitações. Só de suites serão dois andares. Todas elas com varandas com vistas privilegiadas. Os primeiros hóspedes poderão estrear as novas camas ainda este mês. A escassos metros, prosseguem as obras de construção do Nobu Hotel Madrid, um investimento do ator Robert De Niro e dos empresários Nobu Matsuhisa e Meir Teper.


Na esquina da Calle Alcalá com a Gran Vía, o Grupo Paraguas está a remodelar o Metrópolis, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. É lá que os empreendedores Sandro Silva e Marta Seco, proprietários de vários estabelecimento de restauração madrilenos, preparam a grande estreia no setor da hotelaria, em parceria com o consórcio turco Dogus Group. O novo hotel terá um restaurante, um clube privado e ainda um spa.

O Brach Madrid, investimento do grupo francês Evok Hotels, é outra das novidades.


Desenhado por Philippe Starck, o reputado designer francês que reside em Portugal, ficará localizado na Gran Vía, uma das maiores avenidas da cidade. Será mais um a juntar-se a uma lista que inclui ainda o Santo Mauro, o Rosewood Villa Magna e o Mandarin Oriental Ritz, hotéis de cinco estrelas que também fizeram obras nos últimos anos. A procura internacional tem estimulado o(s) investimento(s). Em comparação com 2021, chegaram (muitos) mais turistas à cidade em 2022. Foram quase 5,6 milhões, um aumento de 197%.

bottom of page