top of page

Madonna deu o primeiro concerto há (já) 40 anos

Depois de ter integrado duas bandas, os Breakfast Club e os Emmy & The Emmys, a cantora, compositora e instrumentista americana gravou o single "Everybody". No dia 16 de dezembro de 1982, apresentou-se pela primeira vez ao vivo da discoteca Danceteria, em Nova Iorque. Pouco depois, lançava o primeiro álbum.



Madonna, nascida em Bay City, no Michigão, nos EUA, em 1958, chegou a Nova Iorque decidida a ser uma estrela em 1978. Enquanto estudava dança, trabalhou num estabelecimento de restauração da cadeia Dunkin' Donuts para sobreviver. Mais tarde, integrou duas bandas sem grande sucesso comercial, os Breakfast Club e os Emmy & The Emmys, mas em 1982 decidiu aventurar-se a solo como cantora. O primeiro single, "Everybody", seria lançado em outubro desse ano.


Produzida por Mark Kamins, a canção foi escrita e desenvolvida por Madonna em colaboração com o compositor, instrumentista e produtor discográfico Steve Pray. No entanto, apesar do sucesso imediato nas tabelas de música de dança, a artista, então com 24 anos, só subiria pela primeira vez a um palco em nome próprio dois meses depois, a 16 de dezembro de 1982. O local escolhido foi a discoteca Danceteria, em Nova Iorque, onde Mark Kamins trabalhava regularmente como DJ.


Na atuação, que a intérprete de êxitos globais como "Like a prayer" e "Vogue" partilhou com fãs na plataforma digital YouTube em 2012 e que pode rever aqui, Madonna surge acompanhada de três bailarinos. No mês seguinte, a artista faria a sua primeira aparição televisiva, no programa "Dancin' on air". Dois meses depois, em março de 1983, lançava o segundo single, "Burning up" e, em julho, o primeiro longa duração, "Madonna". Desde aí, nunca mais parou. Em 40 anos, editou 30 álbuns.

bottom of page