Há cada vez mais portugueses a aproveitar as últimas semanas de outono e os primeiros dias de inverno para apreciar o brilho das luzes, saborear um vinho quente e comprar presentes natalícios diferentes dos que se veem por cá. Estes são alguns dos que deve integrar no seu roteiro.
Os preços nem sempre são os mais atrativos mas a vontade de deambular pelas cabanas de madeira a descobrir sugestões de presentes originais e criativas tem levado, nos últimos anos, muitos portugueses a partir à descoberta de mercados natalícios em várias cidades europeias. Os de Salzburgo, Nuremberga, Munique e Frankfurt figuram entre os mais populares. Estão, todavia, longe de serem os únicos a surpreender os que os visitam. Alguns, mais pequenos, seduzem pelo charme pitoresco, pelas iguarias diferenciadoras e até pela oferta artesanal.
1. Feria del Belén
Este ano, arrancou logo a 28 de outubro. Já na sua trigésima edição, é o mercado de Natal mais popular de Sevilha, na Andaluzia, em Espanha. Até 23 de dezembro, ocupa grande parte da área localizada entre a Catedral de Santa Maria da Sede e o edifício do Arquivo Geral das Índias. À semelhança de outros congéneres europeus, é o local perfeito para um passeio descontraído e para as compras de última hora, antes ou depois de uma visita às principais atrações sevilhanas. A edição deste ano é dedicada a São Francisco de Assis.
2. Mercatino di Natale di Mestre
Às portas de Veneza, em Itália, Mestre é o local perfeito para uma ida às compras depois de um passeio de barco. Até 28 de dezembro, é na Piazza Ferreto que se concentra a principal oferta mas, se não encontrar aqui tudo o que precisa, ainda pode dar um salto à agitada Via Allegri, até 7 de janeiro de 2024. Em muitas das praças venezianas, também encontra bancas de artesanato regional e tendas de produtos de decoração fabricados localmente, além de propostas gastronómicas que lhe vão aquecer a alma nos momentos de maior frio.
3. La Magie de Nöel aux Tuileries
É uma das grandes atrações natalícias de Paris, em França, nesta altura do ano. Até 7 de janeiro de 2024, promete atrair milhares de visitantes ao Jardim das Tulherias. Para além das dezenas de cabanas, não faltam atrações, muitas delas pensadas para o público infantil, os maiores entusiastas da quadra. Além de descerem num escorrega gigante, podem passear no comboio do Pai Natal, patinar no gelo ou andar de carrocel. Aos fins de semana e nos dias de férias, há espetáculos noturnos. A oferta gastronómica também não foi esquecida.
4. Hyde Park Winter Wonderland
Até 1 de janeiro de 2024, Hyde Park, um dos mais famosos parques urbanos de Londres, em Inglaterra, vive a folia do Natal como há muito não se via. Com entrada livre nalguns horários, proporciona aos visitantes mais de uma centena de atividades e de pontos de interesse, incluindo um mercado natalício de inspiração alemã com mais de 200 pontos de venda. Entre um e outro copo de vinho quente com especiarias, aproveite para apreciar as iluminações e para comprar bijutaria, artesanato, artigos de decoração e/ou roupa.
5. Julemarked Kongens Nytorv
Em Copenhaga, na Dinamarca, até 21 de dezembro, este é um dos mercados de Natal dinamarqueses a visitar, a par do Julemarked Hojbro Plads. Muito orgulhosos dos seus costumes tradicionais, os habitantes locais valorizam-nos como nunca nesta quadra festiva. Os mais corajosos não se furtam a um mergulho rápido nas águas frias das piscinas da cidade. Os mais friorentos trocam habitualmente o ice swimming por compras nas cabanas de madeira ou preferem contrariar o muito frio que se sente com chá ou vinho quente.
6. Marché de Noël de Bâle
Em 2021, conquistou o prémio de melhor mercado de Natal europeu. Estende-se apenas até 23 de dezembro mas tem vindo a ganhar popularidade e são muitos os que já o consideram um dos mais belos de toda a Suíça. Localizado novamente na Barfüsserplatz e na Münsterplatz, duas das mais belas praças de Basileia, encanta pelas ruas enfeitadas e pelas bancas festivas. A imponente árvore decorada por Johann Wanner, um dos maiores fabricantes europeus de decorações natalícias é uma das muitas atrações imperdíveis.
7. Belfast Christmas Market
Os habitantes locais já não passam sem ele e os turistas também não. Em 2023, decorre novamente até 22 de dezembro. É um dos últimos grandes eventos da capital da Irlanda do Norte e reúne o melhor dos produtores locais, assim como a oferta de um naipe de vendedores internacionais. A oferta gastronómica permite-lhe provar especialidades de 15 países, incluindo crepes franceses, chocolates belgas, salsichas alemãs e paelha espanhola. As coloridas barracas de madeira são anualmente visitadas por milhares de pessoas.
8. Le Marché de Nöel de Bordeaux
As Allées de Tourny acolhem mais uma edição do popular mercado de Natal de Bordéus, em França. Até 27 de dezembro, há mais de uma centena de cabanas de madeira com propostas irremediavelmente tentadoras, muitas delas com sugestões de presentes muito originais. A edição deste ano é dedicada à cidade de Quebeque, no Canadá. Os ateliês que ensinam a fazer decorações natalícias mais ecológicas, embrulhos de presentes originais e cartas ao Pai Natal irrepreensíveis são outras das (muitas) atividades disponíveis.
9. Glasgow Christmas Market
Este ano, Glásgua, palavra portuguesa antigamente usada para designar Glasgow, volta a ter dois mercados de Natal. O mais famoso realiza-se na Praça de Saint Enoch e decorre até 3 de janeiro de 2024. A par deste, aquela que é a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa do Reino Unido, depois de Londres e de Birmingham, acolhe um outro, que se realizada na Praça George, designada localmente como George Square. Até 7 de janeiro, além das habituais compras, os visitantes podem desfrutar da gastronomia e das atrações.
10. Le Marché de Nöel de Nantes
Até ao dia 30 de dezembro, Le Marché de Nöel de Nantes promete animar a cidade francesa (re)conhecida pela arquitetura moderna e arrojada, pelas (muitas) manifestações artísticas e pelo seu famoso e emblemático elefante mecânico. Repartido pela Place Royale e pela Place du Commerce, reúne, este ano, cerca de 130 stands, com especial destaque para o que abriga a casa do Pai Natal, o local preferido da maioria das crianças que por lá passam. É o maior da região oeste de França, atraindo anualmente milhares de visitantes.
11. Tallinna Jõuluturg
A pitoresca praça em frente à câmara municipal de Talim, na Estónia, é novamente palco do mercado de Natal da cidade. Até 7 de janeiro de 2024, os stands de madeira dos vendedores reúnem-se à volta de uma árvore natalícia de grandes dimensões, uma tradição que se mantém desde 1441. Há até quem afirme que a cidade foi a primeira da Europa a erguer uma numa praça pública. O artesanato local é muito procurado mas os muitos cantores e bailarinos que aproveitam a ocasião para lá atuar também atraem multidões.
12. Baden-Badener Christkindelsmarkt
Baden-Baden, no sopé da Floresta Negra, é uma cidade alemã rodeada de montanhas cobertas de neve, árvores esvoaçantes e casinhas que mais parecem saídas de um conto de fadas. Ano após ano, tem-se revelado o cenário perfeito para um dos mais encantadores mercados de Natal. Até 6 de janeiro, em paralelo com as tradicionais barracas típicas decorre um vasto programa cultural. As ruas circundantes enchem-se de movimento, criando uma atmosfera festiva imperdível. Os spas termais também são muito elogiados.
13. Fairyland - Santa's City
Valeta, a capital de Malta, também está longe de ser o destino natalício mais óbvio mas, até 7 de janeiro, a Pjazza Tritoni, uma das mais emblemáticas da cidade, converte-se numa cidade natalícia repleta de luzes, de cor e de agitação. A roda gigante inspirada no Rodolfo, a rena de nariz encarnado que acompanha o Pai Natal na distribuição das prendas, é uma das principais atrações, mas também há uma pista de gelo, cabanas com centenas de sugestões de presentes e rulotes com propostas gastronómicas de provar e babar por mais.
14. Newcastle Christmas Market
O mercado de Natal da cidade inglesa de Newcastle, que se estende até 23 de dezembro, volta a encher-se de animação, de luz e de cor. As barracas de comes e bebes atraem quase tantos curiosos como os das tendas de potenciais presentes. É um local perfeito para adquirir casacos quentes, bijutaria feita à mão, cerâmica regional e chinelos confortáveis. As bancas dos produtores locais também são muito procuradas. As crianças deliram com as incursões do Pai Natal e os adultos deliciam-se com os cânticos natalícios que lá se ouvem.
15. Plaisirs d'Hiver
Também é um dos mercados de Natal mais populares e concorridos da Europa. Com mais de duas centenas de barracas de madeira, estende-se por uma área que ocupa três quilómetros e várias ruas e praças do centro de Bruxelas, capital da Bélgica. Na icónica praça Grand-Place, para além do pinheiro gigante, é o grandioso espetáculo de luz e som que mais entusiasma os visitantes. Até ao dia 31, há também ringues de gelo e carrocéis para experimentar, concertos e espetáculos de rua para ver e gastronomia para provar.
Commenti