Os melhores locais para ver o eclipse solar total de 2026
- Luis Batista Gonçalves
- 7 de jan.
- 2 min de leitura
O fenómeno astronómico, que acontece a 12 de agosto, vai atravessar o Ártico russo, o leste da Groenlândia, a Islândia e o norte de Espanha, terminando sobre o mar Mediterrâneo. Agendar um cruzeiro para essa altura é uma das melhores formas de garantir uma observação perfeita

12 de agosto é a data em que o planeta volta a assistir a um eclipse solar total, com a lua a fazer desaparecer o sol. O fenómeno astronómico, que só se volta a repetir a 2 de agosto de 2027, vai atravessar o Ártico russo, o leste da Groenlândia, a Islândia e o norte de Espanha, terminando sobre o mar Mediterrâneo. Para assistir ao eclipse na totalidade, é preciso estar na rota do eclipse, com os decks dos cruzeiros a garantirem as melhores vistas.
A Groenlândia é a localização mais recomendada para observar o fenómeno a partir das águas geladas do Ártico, apesar de Islândia e Espanha também figurarem entre os países sugeridos por publicações internacionais como a Condé Nast Traveller e a CNN. Reiquiavique, Westfjords e a Península de Snaefellsnes são destinos de acesso mais fácil, mas a oferta hoteleira já regista uma grande procura, o que tem levado os preços a subir.
Em Espanha, o destino mais económico para os portugueses assistirem ao eclipse solar total, A Coruña, Gijón, Valência, Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera são as localizações que garantem as melhores vistas, com o arquipélago das Baleares a revelar-se uma posição estratégica para os amantes de astronomia. Em Portugal, Guadramil, aldeia transmontana do distrito de Bragança, é apontada como a melhor localização para observar o fenómeno.
No resto do território continental e nas regiões autónomas, o eclipse será parcial, mas ainda assim muito expressivo, com a cobertura solar a atingir percentagens muito altas, próximas dos 98 % no Porto e dos 94 % em Lisboa. O sul de Navarra e o norte de Aragão, em Espanha, também figuram entre os locais de observação parcial recomendados, a par do sul de Espanha e do norte de Marrocos. Em Tânger, Rabat e Fez, o sol também fica coberto.




Comentários