top of page

Panquecas com mel e frutos silvestres

São poucos os que resistem a estas delícias de massa frita, confecionadas com pouco mais do que ovos, farinha e leite. Para um pequeno-almoço, um brunch, um lanche ou até mesmo como sobremesa, são uma opção versátil e sempre segura. Têm ainda a vantagem de se prepararem num ápice.



As norte-americanas são as mais populares, apesar de serem apreciadas um pouco por todo o mundo. Confecionadas com pouco mais do que ovos, farinha e leite, fazem as delícias de milhões. Muito simples, fáceis e rápidas de preparar, podem ter inúmeros coberturas e/ou recheios. As que aqui lhe sugerimos levam, para além de mel, frutos silvestres ricos em vitaminas e sais minerais essenciais. Mas pode utilizar esta receita como base e dar depois largas à imaginação, usando os ingredientes que tem à mão.


Ingredientes


100 gr de mirtilos

200 gr de morangos

100 gr de manteiga

3 ovos

2 colheres de sopa de açúcar

450 ml de leite

375 gr de farinha de trigo

1 dl de óleo

1,5 dl de mel


Preparação


1. Lave os mirtilos. Escorra-os e reserve-os para para utilização posterior. Lave os morangos. Retire-lhes os pedúnculos, escorra-os e corte-os em pedaços. Reserve.


2. Leve um tacho ao lume com a manteiga a derreter. Retire do fogo e reserve.


3. Numa taça, junte os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite e a farinha, envolvendo os ingredientes cuidadosamente. Bata até obter um preparado homogéneo.


4. Leve uma fritadeira anti-aderente ao lume. Pincele-a com óleo e verta uma concha de massa, espalhando-a cuidadosamente. Deixe fritar.


5. Com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe-a alourar do outro lado. Retire-a da frigideira e reserve-a. Repita a operação até esgotar a massa.


6. Transfira as panquecas para um prato de servir. Regue-as com o mel e sobreponha-lhes a fruta. Sirva de imediato.


Sugestões


Em vez de morangos e mirtilos, pode usar framboesas, amoras e/ou groselhas nesta receita. Se preferir, polvilhe as panquecas com açúcar de pasteleiro no momento de servir. Para lhes dar um toque mais exótico, pode adicionar uma colher de chá de canela à massa antes de envolver todos os ingredientes.

Comentários


bottom of page