top of page

Bacalhau gratinado com cenouras e espinafres

Uma receita de forno numa versão fácil e rápida de preparar. Uma sugestão de Sara Carlota, uma técnica de prótese dentária alfacinha que é apaixonada por culinária por influência da mãe. Carlota à Portuguesa, o (delicioso) perfil que criou na rede social Instagram, já é seguido por milhares de pessoas.



Português que é português gosta de bacalhau e Sara Carlota não é exceção. Muito antes de pensar em trabalhar como técnica de prótese dentária, esta lisboeta já ficava fascinada com a azáfama que via na cozinha sempre que a mãe cozinhava. "Fazia-o por gosto e não por obrigação e isso cultivou em mim um grande interesse pela culinária", assume a criadora do perfil de Instagram Carlota à Portuguesa, criado em dezembro de 2021, onde encontra esta e outras receitas (muito) deliciosas.


Ingredientes


2 alhos-franceses

250 ml de leite de coco

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta

1 pitada de noz-moscada

2 cebolas grandes

3 dentes de alho

2 cenouras grandes

500 gr de bacalhau desfiado

170 gr de espinafres

1 fio de azeite

1 folha de louro

80 gr de queijo ralado


Preparação


1. Prepare o molho béchamel fingido. Lave o alho-francês. Corte-o em pequenos pedaços e coloque-os numa panela pequena, juntamente com o leite de coco. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e deixar cozinhar durante 15 a 20 minutos.


2. Retire o preparado do alho-francês do lume. Triture tudo com uma varinha mágica até obter um creme e reserve para utilização posterior. Ligue o forno a 180º C.


3. Leve uma panela grande ao lume com um fio de azeite, a cebola em rodelas e os alhos picados. Adicione a folha de louro e deixe refogar. Quando a cebola ficar dourada, junte a cenoura ralada e deixar cozinhar mais um pouco.


4. Adicione o bacalhau desfiado e deixe cozinhar durante mais cinco minutos. Envolva os espinafres depois de lavados e escorridos. Tempere com sal e pimenta.


5. Transfira o preparado para um tabuleiro de forno ou para um recipiente refratário. Cubra-o com o molho béchamel fingido e polvilhe-o com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar. Sirva de imediato.


Sugestões


Adicione 60 gramas de pinhões a este prato de bacalhau antes de o polvilhar com o queijo. Em alternativa, pode usar 80 gramas de azeitonas descaroçadas em rodelas. As quantidades indicadas permitem a confeção de quatro doses.

Comentarios


bottom of page