Po Tat reinterpreta tradições com ousadia
- Luis Batista Gonçalves
- há 6 dias
- 2 min de leitura
O restaurante do hotel Palácio do Governador, em Belém, alia a gastronomia portuguesa a influências asiáticas. O resultado é uma viagem sensorial, com o chef André Santos ao leme, que deixa os que a fazem com água na boca. Os descobrimentos portugueses inspiram as propostas da nova carta.

Tiradito de lírio com cenoura, miso branco e shiso verde, gyosas de camarão com kimchi e molho ponzu e tamboril grelhado malai tikka com couve chinesa e arroz pilaf são, a par do caril verde de camarão com noodles de trigo sarraceno e furikake, algumas das novidades da nova carta do Pot Tat do requintado restaurante do hotel Palácio do Governador, em Belém. Marcada por influências asiáticas e pelos sabores que mais surpreenderam os portugueses por alturas das descobertas marítimas, a ementa tem mão de André Santos.
Apaixonado pela Ásia, o chef reinterpreta tradições gastronómicas com ousadia, sempre com a preocupação de materializar a filosofia do restaurante, respeitando o produto e procurando oferecer experiências que desafiam o óbvio nas especialidades que propõe, do início ao fim da refeição. Nas sobremesas, sabores como o limão, o gengibre, o coco, a curcuma, o iogurte, o yuzu são parte das receitas que o cozinheiro alfacinha, que passou pela Taberna 1300, pelo Hotel Inspira Santa Marta e pelo Bairro Alto Hotel, idealizou.

Índia, Japão, China e Coreia do Sul são os países que inspiram a nova carta do Po Tat, que propõe ainda um bibimpap de barriga de porco, feijão de soja e gochujang, uma pasta fermentada à base de malagueta, arroz glutinoso, soja e sal que é um dos condimentos mais comuns da culinária da Península da Coreia. Os sabores exóticos, que proporcionam uma viagem sensorial, ganham outra intensidade com os vinhos nacionais escolhidos para a carta vínica que pretende sublimar a experiência gastronómica que o restaurante oferece.
Com um nome inspirado numa popular tarte de ovos chinesa criada a partir no pastel de nata português, o Po Tat surpreende os clientes, no final da refeição, com uma versão própria do tradicional bolo de pastelaria. Apresentando uma decoração inspirada nos oceanos e nos encontros culturais que marcaram os séculos de exploração portuguesa, o restaurante assegura um ambiente que une elegância e descoberta, sendo o cenário perfeito para noites longas e refeições sem pressa, numa viagem gastronómica inesquecível.

Comentários