top of page

Sam Ryder realiza sonho. Declarações exclusivas

Trabalhou na construção civil e fez sumos num café mas desde a adolescência que tinha a ambição de ser cantor. Durante o primeiro confinamento, transformou-se numa estrela do TikTok. O primeiro álbum, "There's nothing but space, man!", é atualmente o disco mais vendido no Reino Unido.



Em pouco mais de um ano, deixou de ser um cantor (praticamente) desconhecido para se converter um dos fenómenos do TikTok. Durante o primeiro confinamento, Sam Ryder começou a partilhar nesta rede social os vídeos que gravava em casa. Em menos de nada, tinha 12 milhões de seguidores e estrelas como as cantoras Sia e Alicia Keys a elogiá-lo publicamente. No início deste ano, a estação de televisão britânica BBC desafiou-o a representar o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção de 2022, em maio, em Turim.


"Space man" agradou. Ficou em segundo lugar. "Uma das razões por que decidi aceitar o convite que me foi feito para participar neste festival foi o facto de adorar música. Eu adoro cantar e ali tinha a oportunidade de poder dar a conhecer a minha música e de poder partilhar a minha paixão com um número grande de pessoas. Independentemente da votação que tivesse, tinha aqui uma grande oportunidade de o poder fazer e, só por essa razão, já estava a ganhar desde o início", assume em declarações exclusivas ao Broader.


"Limitei-me apenas a usufruir da experiência, aproveitando o momento sem qualquer tipo de expetativas", desabafa ainda. A (boa) prestação abriu-lhe portas para a gravação de um álbum. Lançado no passado dia 9 de dezembro, "There's nothing but space, man!" entrou logo diretamente para o primeiro lugar da tabela dos discos mais vendidos no Reino Unido. Há mais de três anos que nenhum artista britânico conseguia o feito com o disco de estreia. "A pandemia não foi má para mim. A pandemia mudou a minha vida", assume Sam Ryder.


"Se eu não tivesse aproveitado para ir partilhando os vídeos que ia gravando, não estaria aqui agora. Penso muito nisso, por acaso", revela. Fã da cantora portuguesa Maro, que conheceu nos bastidores do eurofestival, o também surfista já esteve em Portugal. "Foi há uns cinco ou seis anos. Na altura, conheci um surfista fantástico, o Lufi [alcunha do surfista português Luis Filipe Bento]. Acho que ele é bastante popular no meio. Conheci-o numa ida à praia, ele mostrou-me a loja que abriu [na Costa de Caparica]", recorda o intérprete.


"Ele falou-me do percurso profissional dele. Foi muito amistoso. Acho que, em breve, vou voltar a Portugal. Pode ser que consiga surfar com ele", desabafa o cantor, nascido em Maldon, em Essex, em Inglaterra, a 25 de junho de 1989. Composto por 14 temas, "There's nothing but space, man!" foi cocomposto por Sam Ryder em parceria com autores e produtores como TMS, Red Triangle e Jamie Hartman. David Guetta e Sigala também entram no disco. "All the way over", o quarto single do álbum, foi lançado a 4 de novembro.

bottom of page