top of page

Samantha Fox (já) celebra 40 anos de carreira

A cantora, compositora, apresentadora, atriz e ex-modelo inglesa, um dos símbolos sexuais da década de 1980, tinha apenas 16 anos quando foi escolhida para figurar na página 3 do tabloide The Sun em topless. Fez de tal maneira furor que três anos depois lançava um disco de sucesso. Declarações exclusivas.



O dia 22 de fevereiro de 1983 marca oficialmente o início da carreira artística de Samantha Fox. Antes de se lançar como cantora e compositora em 1986, a também apresentadora e atriz inglesa foi uma das mais mediáticas modelos a surgir em topless na página 3 do The Sun. As fotografias em lingerie que a mãe lhe tinha tirado e enviado para o concurso Girl of the Year, promovido pelo jornal The Sunday People, despertaram a atenção dos editores do tabloide britânico. Apesar de ter ficado em segundo lugar, o The Sun fez-lhe uma proposta.


Acenou-lhe com um (proveitoso) contrato de quatro anos. Embora tivesse apenas 16, os pais não se opuseram e, nos três anos seguintes, viram a filha conquistar os títulos de Page 3 Girl of the Year 1984, 1985 e 1986, transformando-se numa das mulheres mais fotografadas do Reino Unido, a par da rainha Isabel II e da princesa Diana de Gales. "Sempre soube que ela seria famosa. Desde pequena que adorava tirar fotografias e cantar por toda a casa", assume Carole Ann Wilken, mãe de Samantha Fox, em declarações exclusivas ao Broader.


"Na altura, para mim, foi um choque. De repente, eu estava com os seios descobertos na capa de um jornal", assumiria, todavia, mais tarde a intérprete de "Touch me (I want your body)", o single de (muito) sucesso que o mediatismo da época lhe permitiria gravar. A canção, uma das mais vendidas e tocadas no verão de 1986, levou-a a abraçar outra das suas paixões, a música. No período de maior êxito, entre 1986 e 1990, vendeu mais de 30 milhões de discos. As atuações ao vivo também foram muitas, um pouco por todo o globo.


De lá para cá, nunca mais parou e, no próximo verão, parte em digressão pelos EUA, onde fez grande sucesso com os singles "Naughty girls (need love too)" e "I wanna have some fun". "A minha mãe está aqui ao meu lado e não me deixa mentir. Sempre tive uma personalidade muito forte! Passava muitas horas a treinar a minha assinatura. Rabiscava os meus livros de escola todos. Sempre soube que, um dia, seria famosa", assume Samantha Fox, que na passada sexta-feira, dia 17, recebeu um prémio de carreira na capital inglesa.

bottom of page