top of page

Tailândia agiliza entrada a turistas

Antes da pandemia, este país asiático contabilizava 40 milhões chegadas internacionais. As restrições impostas para combater a covid-19 impostas pelas autoridades locais afastaram os viajantes. Em 2022, com o aligeirar das medidas, 11,5 milhões voltaram ao país. Para 2023, a meta é chegar aos 25 milhões.



A pandemia viral de covid-19 afetou o turismo global e há países que ainda estão longe de recuperar o número de turistas que tinha antes do surto internacional. É o caso da Tailândia. Em 2019, este país asiático recebia anualmente uma média de 40 milhões de viajantes internacionais. Em meados do primeiro trimestre de 2020, para combater a proliferação do vírus SARS-CoV-2, as autoridades sanitárias da nação adotaram medidas restritivas que afastaram os turistas. Só em julho de 2021 é que a quarentena deixaria de ser obrigatória.


Em 2022, com o aligeirar progressivo das restrições, o reino tailandês contabilizou 11,5 milhões entradas no país e, em 2023, espera acolher no seu território 25 milhões de visitantes estrangeiros. "Totalmente reaberta ao turismo internacional, a Tailândia mantém a não obrigatoriedade de apresentação de comprovativos de vacinação ou resultados de testes ATK ou RT-PCR aos turistas internacionais, contrariamente ao que tem sido noticiado", esclarece a Autoridade do Turismo da Tailândia em comunicado de imprensa.


"Os viajantes internacionais que cá chegam não são obrigados a apresentar provas de vacinação", garantiu publicamente o vice primeiro-ministro do país, Anutin Charnvirakul, que também ocupa o cargo de ministro da Saúde Pública da Tailândia. Atualmente, as autoridades exigem apenas um seguro de saúde que abranja a covid-19 possa implicar e um teste PCR com o resultado negativo a turistas provenientes de países como a Índia ou a China, uma estratégia sanitária também adotada pelos países da União Europeia.


"Recentemente, a Tailândia passou a oferecer uma extensão do período de estada no destino, de 30 para 45 dias, em vigor desde 1 de outubro de 2022 até 31 de março de 2023, para turistas de países/territórios com direito a isenção de visto, como é o caso de Portugal", informa ainda a Autoridade do Turismo da Tailândia. Para atingir o objetivo de 25 milhões de visitantes estrangeiros, acaba de ser lançada a campanha "Visit Thailand year 2023: Amazing new chapters", que promove produtos, serviços e experiências turísticas.

bottom of page