Uma versão original e aportuguesada da popular receita italiana, originária da cidade de Treviso, na região do Véneto, como defende a maioria dos especialistas. Para além do queijo mascarpone, também leva leite condensado na sua composição, outra inovação. Tem mesmo de experimentar.
Em Itália, é raro o restaurante que não tenha tiramisù na carta de sobremesas. Em Portugal, nas últimas décadas, o tiramissu também tem vindo a conquistar (muitos) apreciadores. O primeiro terá sido confecionado no restaurante Da Alfredo, em Treviso, cidade da região do Véneto, já após a II Guerra Mundial. Outros investigadores defendem, no entanto, que saiu da cozinha do Le Beccherie. Esta receita, para seis pessoas, é uma versão aportuguesada com leite condensado e pão de ló no lugar dos palitos de la reine originais.
Ingredientes
6 ovos
1/2 lata de leite condensado
500 gr de queijo mascarpone
5 fatias de pão de ló
1 chávena de café forte sem açúcar
1 colher de sopa de rum
60 gr de chocolate em pó para polvilhar
Preparação
1. Misture, num recipiente, o queijo mascarpone e o leite condensado, envolvendo-os cuidadosamente. Junte as gemas peneiradas e continue a envolver com suavidade até obter um creme amarelado.
2. Adicione as claras em castelo ao preparado anterior, com o cuidado de não as misturar muito. Reserve. Corte as fatias de pão de ló em tiras com cerca de um centímetro.
3. Num recipiente à parte, misture o café com o rum. Molhe ligeiramente as tiras de bolo no café, com o cuidado de não as deixar empapar. Transfira-as, depois, para um recipiente refratário retangular.
4. Disponha uma camada de creme sobre as tiras de pão de ló, alternando. Termine com uma de creme.
5. Polvilhe o tiramisu com o chocolate em pó e leve ao frigorífico durante quatro a seis horas.
Sugestões
Em vez de rum, pode usar vinho do Porto para dar um toque (ainda) mais aportuguesado à receita. No caso de preferir confecioná-la com palitos de la reine, use um pacote. Se gostar, pode adicionar 10 gramas de canela ao cacau antes de polvilhar o tiramissu.
Comentarios