top of page

10 tintos para servir nestas festas

  • Foto do escritor: Luis Batista Gonçalves
    Luis Batista Gonçalves
  • há 22 horas
  • 4 min de leitura

Marcada por convívios em casa ou em restaurantes, a quadra natalícia exige vinhos gastronómicos repletos de personalidade e sabor, que também podem ser oferecidos como presentes. Surpreenda familiares e amigos à mesa com propostas requintadas, provenientes de vários térroirs do país


ree

Apreciado desde a antiguidade, o vinho tinto é o acompanhamento perfeito para refeições copiosas, como as que marcam a quadra natalícia. Em casa ou no restaurante, em convívios com familiares e/ou amigos, acompanha pratos de carne, especialidades tradicionais condimentadas, queijos e doces. Estes são alguns dos lançamentos que deve experimentar e, se estiver sem (outras) ideias, oferecer a apreciadores de néctares com personalidade.


1. Marquesa de Alorna Tinto 2021


Com enologia de Martta Reis Simões, o vinho Marquesa de Alorna Tinto 2021 resulta de condições climatéricas singulares e da seleção das melhores castas em cada ano. Deram origem a esta colheita de 2021 quatro castas vindas da charneca e da zona de transição entre a lezíria e a charneca. O resultado é um néctar de cor púrpura, com aroma com notas florais e fruta negra, com um fundo de cedro com um toque amentolado no final de boca.


ree

2. Quinta da Fonte Souto Tinto 2018


Embora a espinha dorsal do Quinta da Fonte Souto 2018 Tinto venha da Alicante Bouschet, sentem-se os contributos das castas Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Syrah e Alfrocheiro. A frescura e equilíbrio que advêm da altitude da região, a concentração que deriva das vinhas maduras de baixos rendimentos e a estrutura proporcionada pelo blend cuidado são fatores distintivos do néctar da Quinta da Fonte Souto, propriedade situada em Portalegre.


ree

3. Taboadella Reserva Jaen 2021


A Jaen, casta que amadurece na fresca altitude das terras do Dão, está na origem deste monocasta, um vinho tinto de cor rubi marcado pela suculência, pela fruta azulada e pelas especiarias brancas. Com uma estrutura suportada por taninos macios, finos e revestidos, surpreende pelo corpo tenso e, simultaneamente, delicado. Este monovarietal da Quinta da Taboadella estagiou em barricas novas de carvalho francês e depois em cubas de inox.

ree

4. AdegaMãe Bio Tinto 2022


O primeiro vinho da AdegaMãe proveniente de agricultura biológica e regenerativa é um blend das castas tintas francesas Syrah e Caladoc. Desenvolvido com uma enologia de intervenção minimalista pelo enólogo Diogo Lopes, é um néctar seco com uma acidez fresca, viva, de textura leve. Os aromas a frutos vermelhos acabados de colher, combinados com um toque vegetal mineral, conferem-lhe uma frescura aromática que suaviza o paladar.


ree

5. Implante Tinto 2022


Elaborado a partir das castas Aragonês, Castelão e Trincadeira, este vinho alentejano da Cas'Amaro estagia parcialmente em barricas usadas de carvalho, aliando profundidade e frescura num néctar de cor rubi intensa. No nariz, revela aromas de frutos vermelhos maduros e notas subtis de caramelo. Na boca, encanta pela suavidade dos taninos e pela elegância, tornando-se o complemento ideal para carnes assadas no forno ou na brasa.


ree

6. Fora da Série Alicante Bouschet 2022


Produzido a partir da casta Alicante Bouschet, proveniente da Quinta de Santa Bárbara, em Ervedosa do Douro, é um novo monovarietal da Poças, que lança este vinho para mostrar a casta num outro registo, com um perfil mais fresco e menos alcoólico. Com maceração pelicular e fermentação em lagar com pisa a pé, estagiou um ano em barricas de carvalho francês usadas. Revela uma cor rubi, com aromas concentrados de fruta preta de bosque.


ree


7. Domini Plus 2017


Distinguido pela revista norte-americana Wine Enthusiast como um dos melhores vinhos em 2025, este néctar da José Maria da Fonseca é dominado em 96% pela casta Touriga Franca, apesar de levar 4% de Touriga Nacional. Envelhecido durante 10 meses em barricas de carvalho francês, é um vinho vermelho profundo, com aromas de esteva, carvalho, grafite e frutos secos, revelando um paladar suave e frutado, com taninos presentes e um final longo.


ree

8. Quinta do Sampayo Tinto 2024


Produzido a partir de práticas regenerativas que têm vindo a ser implementadas na Quinta do Sampayo, propriedade ribatejana localizada no Vale da Pinta, no Cartaxo, com o intuito de criar um solo mais fértil, este néctar alia a leveza e frescura da Castelão e o corpo da Aragonez às notas florais da Touriga Nacional. Este vinho, que tem um perfil aromático, com frutos silvestres e aromas ligeiramente tostados, tem mão do enólogo Marco Crespo.


ree

9. Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas 2022


Field blend com 41 castas tintas, cultivas em solos de xisto, é um vinho com uma tonalidade rubi intensa. Com um aroma frutado, marcado por fruta vermelha madura, este néctar da Aveleda alia a fragrância de cerejas e framboesas a um sabor marcado por especiarias e notas de madeira. Como enologia de Rui Viana, direção de enologia de Diogo Campilho e consultoria de Valérie Lavigne, harmoniza com carnes vermelhas, pratos de caça e queijos.

ree


10. Vinhas dos Homens Tinto 2020


Nascido de cinco vinhas velhas com nomes de homens, este tinto transmontano, criado por Diogo Sepúlveda, enólogo da Sogrape, é resultante um field blend com 80% de uvas tintas e 20% de uvas brancas, provenientes do planalto mirandês e das xistosas encostas que se estendem até às margens do rio Douro. Com notas de frutos do bosque e pinheiro e aromas amadeirados, realça taninos delicados que desenham um final de boca prolongado.


ree


Comentários


bottom of page