top of page

15 sugestões para escapadas relaxantes

De norte a sul do país, a oferta é grande. Para uns períodos de descanso mais curtos ou para umas férias revigorantes mais prolongadas, não faltam espaços que convidam ao lazer e à evasão. Mais ou menos isolados, com maior ou menor natureza circundante, o difícil é, muitas das vezes, escolher.



Muitos portugueses só (re)descobriram as belezas naturais e arquitetónicas do interior do país após a pandemia viral que covid-19 que mudou o mundo, no primeiro trimestre de 2020. Desde então, o número dos que passaram a eleger outras regiões de Portugal para uns períodos de descanso mais curtos ou até para umas férias mais prolongadas não tem parado de aumentar. Para os próximos feriados ou pausas laborais, não faltam unidades hoteleiras de diferentes tipologias e preços que convidam ao lazer e à evasão, como estas.


1. The Lodge Porto Hotel


Inspirado na cultura do vinho, este sedutor hotel de luxo, com uma estética única da autoria da prestigiada designer madeirense Nini Andrade Silva, desperta os sentidos em cada detalhe. Situado no coração das seculares caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, debruçado sobre o rio Douro, muito próximo da zona ribeirinha da segunda maior urbe do país, é o poiso perfeito para uma escapada que alia o descanso à cultura e à gastronomia.



Os quartos do The Lodge Porto Hotel, com uma decoração orgânica e funcional, foram pensados ao pormenor para transmitir um ambiente de conforto e sofisticação. Alguns deles têm acesso direto à piscina exterior aquecida, com uma das melhores vistas para a cidade. Nos diferentes espaços de restauração desta unidade hoteleira, são muitas e distintivas as experiências vínicas e gastronómicas à disposição de hóspedes e visitantes.


2. Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel


Cenário do programa de televisao "Os traidores", emitido pela SIC, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel veio dar uma nova vida a espaços deste complexo religioso e museológico que estavam abandonados. Recuperado a partir de um projeto do prestigiado arquiteto Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, esta nova unidade hoteleira do grupo empresarial Montebelo Hotels & Resorts seduz pelo requinte e pelo luxo minimalista.



Com uma atmosfera histórica única, este hotel disponibiliza quartos e suites virados para o claustro ou para a cidade. O restaurante com uma gastronomia de eleição, muito elogiada, é outro dos atrativos. O mais surpreendente acaba, no entanto, por ser o spa, com uma piscina convidativa e (muito) instagramável. Para além de massagens e tratamentos faciais e/ou corporais, também é possível reservar rituais de puro relaxamento e/ou depuração.


3. Cooking and Nature Emotional Hotel


No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no distrito de Leiria, o Cooking and Nature Emotional Hotel é um refúgio onde a natureza, a culinária e o bem-estar são quem mais ordena. Esta unidade hoteleira é um lugar que desperta paixões e onde as emoções se querem à flor da pele. Os quartos temáticos, todos diferentes entre si, são apenas 12, representando outras tantas emoções. Desses, oito são românticos e quatro são familiares.


As refeições servem-se, todos os dias, no formato tradicional ou no de uma aula de culinária, que muitos hóspedes assumem preferir. A cozinha contemporânea, sempre assente nas raízes nacionais, aposta nos produtos nacionais e nos ingredientes sazonais e/ou biológicos de pequenos produtores, promovendo a sustentabilidade e o comércio justo. As salas, em forma de U, cercadas pela natureza, com capacidade para 25 pessoas, são muito funcionais.



O espaço Banhos d'Aire, composto por três pequenas piscinas internas com diferentes temperaturas, é outro dos atrativos deste hotel, tal como as piscinas externas, uma de adultos e outra para crianças. Além de uma área para massagens ao ar livre e/ou para prática de ioga, existe uma rede desenvolvida de trilhos para caminhadas, cavalgadas e passeios em BTT. A 200 metros, fica o Cooking and Nature The Nest, com mais habitações.


4. Convento da Provença - Turismo Rural


Situada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no centro do Triângulo Turístico do Norte Alentejano, um aglomerado geográfico composto por Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, esta unidade hoteleira é um bálsamo para a alma. Neste espaço rural, é possível desfrutar de uma piscina com água rica em silício de uma das nascentes da propriedade, que também integra um antigo convento, edificado durante o período da Idade Média.



Reabilitada no século XV pelo bispo Jorge de Melo, essa construção abriga hoje o Convento da Provença - Turismo Rural, uma unidade hoteleira com sete quartos e duas suites com sala privativa. Todas as divisões estão equipadas com ar condicionado, televisão, secador, cofre, minibar, telefone e Wi-Fi. A propriedade possui ainda uma sala para crianças, um salão multiusos e uma zona de passeios pedestres. Andar de bicicleta é outra das possibilidades.


5. Casas de Juromenha


Quem chega às Casas de Juromenha é recebido pelo rio Guadiana que, azul, brilhante e calmo, se estende entre Portugal e Espanha. São seis as casas que compõem este turismo rural, situado em Juromenha, no concelho do Alandroal, num ponto estratégico de travessia do rio, a dois passos de Espanha e da vizinha Olivença. As habitações estão equipadas com ar condicionado, lareira, cozinha com micro-ondas, fogão e frigorífico, televisão e Wi-Fi.



Na piscina, com uma vista deslumbrante sobre as águas que, serenas, correm, pode usufruir das refeições ligeiras do bar de apoio ou, em alternativa, levá-las para o interior das casas ou até mesmo para um piquenique na zona. Para além de passeios históricos e de viagens de barco na barragem do Alqueva, os mais radicais podem praticar windsurfe, andar de caiaque ou de bicicleta ou ainda observar estrelas, outra das (muitas) atividades disponíveis.


6. Aqua Village Health Resort & Spa


Já foi considerado o melhor resort de águas termais do mundo pelo juri dos prémios Haute Grandeur Global Excellence Awards. O Aqua Village Health Resort & Spa, em Caldas de São Paulo, situado nas margens do rio Alva no concelho de Oliveira do Hospital, na serra da Estrela, alia uma arquitetura modernista ao melhor que a natureza tem para oferecer. O restaurante com cozinha de autor propõe iguarias que variam de acordo com as épocas.



Este resort de cinco estrelas, rodeado de um verde luxuriante e imponente, conta ainda com um bar e com piscinas exteriores, uma piscina de água termal hidrodinâmica, uma piscina semicoberta com banheira de hidromassagem e uma praia fluvial privada. Os que procuram viver (mais) experiências em perfeita comunhão com a natureza podem desfrutar de massagens relaxantes em estruturas em forma de gotas suspensas nas copas das árvores.


7. Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events


Situada sobre uma pequena colina, na vila do Redondelo, no concelho de Chaves, esta unidade hoteleira foi construída a partir da recuperação de um solar barroco do século XVIII, depois transformado num hotel rural de charme de quatro estrelas. Integrado na paisagem campestre e abrangendo uma propriedade com mais de dois hectares, o Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events tem 27 quartos, cinco deles instalados no solar recuperado.


Os restantes 22 ocupam a ala moderna. Esta unidade hoteleira conta, ainda, com um centro multiusos, um health club com uma piscina interior, uma piscina exterior e um ginásio, um campo polidesportivo, um parque infantil e um restaurante com vistas para montes e vales, onde pode desfrutar das principais refeições e deliciar-se com especialidades da região. No spa do hotel, é possível fazer massagens com plantas apanhadas nos campos circundantes.


8. Quinta dos Perfumes


Localizada no Sotavento Algarvio, perto da cidade de Tavira, junto às povoações de Conceição e de Cabanas, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a Quinta dos Perfumes é um estabelecimento de agroturismo de luxo. Construído no centro de um laranjal, está afastada das multidões características do turismo massificado. O nome deve-o à fábrica de destilação de malvas para a produção de essências que lá foi edificada na década de 1950.



Para além de uma piscina exterior de água salgada e de um terraço com um laranjal a perder de vista que leva o olhar até ao mar de um lado e à serra algarvia do outro, este agroturismo conta com serviço de bar e com uma horta biológica. É de lá que provêm muitos dos produtos confecionados na cozinha desta unidade hoteleira algarvia, que disponibiliza três tipologias de quartos e estúdios com cozinhas equipadas para famílias.


9. Casas de Pousadouro


Às portas do vale do Douro, entre as serras do Marão e de Montemuro, à beira de um pequeno braço de água do rio, encontra-se um pequeno núcleo de pitorescas casas rurais que recriam uma pequena aldeia de antigamente. Numa paisagem fortemente dominada por espelhos de água, o verde das encostas e o casario disperso, é na vila de Baião, no distrito do Porto, que as Casas de Pousadouro aliam a arquitetura tradicional a interiores contemporâneos com grandes janelas que promovem uma maior ligação à natureza.


Com quatro casas, dois T2 e dois T3, esta unidade hoteleira dispõe, ainda, de um quarto exterior de cama dupla com 21 metros quadrados. Embora não tenha restaurante, disponibiliza um serviço de catering, desde que solicitado com antecedência. Os ingredientes para o pequeno-almoço são deixados na cozinha e repostos todos os dias. O pão quente e o sumo de laranja fresco são entregues todas as manhãs. As caminhadas na montanha ou nas margens do rio e os mergulhos na piscina são atividades muito relaxantes.


10. Monte do Giestal – Casas de Campo & Spa


Com uma extensão de mais de 71 hectares, esta unidade de turismo rural, localizada em Santiago do Cacém, ganhou o prémio de melhor turismo rural do Alentejo em 2012. Próximo da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, o Monte do Giestal - Casas de Campo & Spa, totalmente rodeado de sobreiros, conta com 10 vilas autónomas e uma piscina exterior.



O extenso montado que o circunda é o cenário perfeito para passeios de bicicleta e/ou caminhadas. Edificado na freguesia de Abela, conta também com bar, esplanada, uma sala de estar e uma sala de jogos. No spa deste empreendimento, marcado pelo casario de traça tradicional, pode usufruir de uma grande variedade de massagens ou, se preferir, fazer um pouco de exercício físico, no ginásio ou no corte de ténis. Tem um canil/gatil para mascotes.


11. Sobreiras Alentejo Country Hotel


Em plena Serra de Grândola, a poucos quilómetros da maior extensão de praia do país, encontra-se um espaço de 25 hectares totalmente enquadrado na natureza que o envolve. O Sobreiras Alentejo Country Hotel dispõe de 24 quartos e suites com um design inspirado na paisagem e na traça tradicional alentejana. Já as vilas, com capacidade para oito pessoas, contam com três suites e uma piscina privada e estão equipadas e mobiladas.



No bar junto à piscina, pode tomar uma bebida ou degustar uma refeição. No restaurante e bar Sobreiras, a viagem é feita pelos sabores da gastronomia alentejana, enquanto se desfruta de uma atmosfera contemporânea e acolhedora. Passeios a cavalo e/ou de bicicleta e caminhadas podem ser alternados com uma partida de ténis, com massagens de relaxamento ou com rituais terapêuticos. Está localizado na Herdade do Vale das Sobreiras.


12. Casas do Juízo - Turismo Rural


As Casas do Juízo – Turismo Rural localizam-se na Aldeia do Juízo, no concelho de Pinhel, no distrito da Guarda. Situadas no cruzamento da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa, a apenas 30 minutos de carro do Douro Superior e do Parque Arqueológico do Vale do Côa, bem no centro de cinco aldeias históricas nacionais, são oito casas de várias tipologias, de T0 a T4, com capacidade para 30 pessoas.



Inseridas em dois condomínios fechados localizados no centro da aldeia, dispõem todas de cozinha equipada, salamandra, ar condicionado, televisão e de Wi-Fi gratuito. Como complemento, conta ainda com uma taberna, uma sala da mina e o lagar, que abriga um pequeno espaço museológico. A piscina exterior coberta e a quintinha com animais, que os miúdos adoram, são, a par da estufa, outra das atrações deste projeto turístico regional.


13. Hotel Riu Madeira


As falésias impressionantes que o rodeiam e as inesquecíveis vistas panorâmicas para o oceano Atlântico estão longe de ser os únicos atrativos do Hotel Riu Madeira, em Caniço de Baixo, na Madeira, a ilha da eterna primavera. À semelhança dos resorts que a cadeia de hotelaria maiorquina detém noutras partes do mundo, basta colocar a pulseira à chegada e viver a experiência inesquecível de ter tudo incluído num espaço charmoso e elegante.



A praia dos Reis Magos, localizada a escassos metros e observável a partir de muitos dos 300 quartos desta unidade hoteleira, convida a banhos de mar. As duas piscinas exteriores, a piscina infantil, a piscina coberta e a esplanada-solário são outros dos espaços de diversão e relaxamento à disposição dos hóspedes. O centro de bem-estar, com banho turco e ginásio, também é muito frequentado, tal como os espaços de restauração deste hotel madeirense.


14. Hotel Rural Quinta do Marco


Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, em Tavira, no Algarve, este refúgio bucólico está localizado em plena serra algarvia, numa propriedade com 18 hectares, milhares de árvores de fruto e vários animais. Os 24 quartos que integram o Hotel Rural Quinta do Marco foram totalmente renovados nos últimos anos. Seis são familiares, seis são triplos, dez são duplos e outros dois, também duplos, estão preparados para hóspedes com mobilidade reduzida.



Modernos e espaçosos, estão dotados de todas as comodidades, incluindo internet, televisão, ar condicionado, minibar, cofre e casa de banho. Além de um restaurante e de um bar, tem uma piscina. Muito perto das mais belas praias do Sotavento Algarvio mas suficientemente longe da confusão estival, esta unidade hoteleira está rodeada por terras de cultivo e os que lá pernoitam usufruem de um silêncio que só a natureza pode oferecer.


15. Casa do Plátano


Na vila alentejana de Arraiolos, a apenas 500 metros do castelo da localidade, esta casa de hóspedes é um espaço de recolhimento e meditação onde se conjugam harmoniosamente os ensinamentos da ancestral sabedoria ioga dos centros energéticos e a envolvência temporal e espacial alentejana. A Casa do Plátano conta com sete quartos modernos e (muito) coloridos, cada um com a sua cor, representativa de um centro de energia diferente.



Todos os quartos, independentemente do chakra que os distingue, têm ar condicionado, casa de banho privativa e televisão de ecrã plano. As instalações incluem, ainda, uma piscina exterior. Os hóspedes que elejam esta guest house podem relaxar e meditar no jardim e/ou praticar ioga no terraço. Todas as manhãs, o pequeno-almoço é servido na sala de jantar da casa e inclui sumo de laranja fresco, uma variedade de chás e café e doces e bolos caseiros.

Comments


bottom of page