top of page

5,8 milhões de turistas visitaram a Eslovénia em 2022

Ainda não atingiu os números pré-pandemia mas para lá caminha. Durante o ano que passou, o pequeno país do Leste Europeu, que faz fronteira com a Áustria, a Hungria, a Croácia e a Itália, somou 15,6 milhões de dormidas e gerou receitas na ordem dos 2,7 mil milhões de euros.



O ano passado, a Eslovénia foi visitada por mais 46,6% turistas e viu o número de dormidas subir 38,5%. Dos 5,8 milhões de visitantes que elegeram o país para uns dias de lazer, a maioria permaneceu, em média, quase três dias no território. "Nos primeiros 11 meses de 2022, o volume de receitas [geradas pelo turismo] foi de 2,7 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2019", revela o Conselho de Turismo da Eslovénia em comunicado de imprensa.


"Estes números estão ligeiramente abaixo dos valores registados antes da pandemia de covid-19", informa ainda o organismo esloveno. Os alemães são os que mais visitam o país, representando 17,8% dos turistas, seguidos dos italianos, que somam 9,1%. Em terceiro lugar, surgem os austríacos, com 8,8%. Os neerlandeses ocupam o quarto lugar, com 6,2%. Na quinta posição, no lugar anteriormente ocupado pelos croatas, surgem agora os checos, que já representam 5,7% dos turistas globais que chegam ao país.


De acordo com o Conselho de Turismo da Eslovénia, os destinos locais mais procurados são as regiões montanhosas. Em 2022, foram 35,6% os que as visitaram. Em 2019, essa percentagem era de apenas 28,7%. Em segundo lugar, figuram as localidades (re)conhecidas pela qualidade dos seus spas, o destino de eleição de 20,3% dos turistas. Em terceiro lugar, surgem as regiões costeiras, a escolha de 19,8% dos turistas que entraram neste país de leste, que faz fronteira com a Áustria, a Hungria, a Croácia e a Itália.



bottom of page