top of page

5 conselhos para um cabelo perfeito

Para além de fatores genéticos e hereditários, o couro cabeludo e as hastes capilares também sofrem com o stresse, a poluição, a desidratação e até a (má) alimentação. A oleosidade e a falta de vitamina B12 e de vitamina D também potenciam a queda. As recomendações de um especialista.



Perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia é normal. Acima desse valor, deixa de o ser. Para além de fatores genéticos e hereditários que afetam milhões de homens e mulheres em todo o mundo, o couro cabeludo e as hastes capilares também sofrem com o stresse, a poluição, a desidratação e até a (má) alimentação. A oleosidade e a falta de vitamina B12 e de vitamina D também potenciam a queda. Existem, todavia, gestos que protegem os fios. As recomendações de Carlos Portinha, médico e coordenador clínico do grupo Insparya.


1. Lave o cabelo todos os dias


Fazê-lo apenas duas a três vezes por semana é um erro. Embora muita gente pense o contrário, a verdade é que manter sujidade no cabelo durante vários dias é prejudicial para a sanidade capilar e até para o desenvolvimento dos fios. "A limpeza é um ponto fundamental para a saúde do nosso cabelo. É por isso que nós, na Insparya, desaconselhamos as modas que promovem que não se lave o cabelo todos os dias", refere Carlos Portinha. "O cabelo deve ser lavado todos os dias com um bom champô", defende.


2. Utilize sempre o secador


Deixar o cabelo a secar ao ar livre nos dias de calor é outro erro (muito) comum. Apesar de existir uma tese que defende que o uso de secadores é de evitar, a verdade é que secá-lo ao ar é, na realidade pior, pois, nessas circunstâncias, é que os fios perdem força e resiliência, tornando-se mais propensos a partir ou espigar nas pontas. "O cabelo deve ser seco com um secador com ar frio ou a baixa temperatura, a uma distância de 15 a 20 centímetros do couro cabeludo, até estar completamente seco", aconselha o especialista.


3. Só penteie o cabelo depois de seco


Pentear as hastes capilares quando está molhadas também não é recomendado, uma vez que o cabelo húmido é mais frágil do que o seco. Portanto, o melhor a fazer para o proteger é evitar escová-lo após a lavagem, porque, nessa situação, o mais provável é que o cabelo se torne mais quebradiço se parta. "Para tal, é melhor utilizar sempre um pente de dentes largos e começar por desembaraçar as pontas", sugere Carlos Portinha, médico e coordenador clínico do grupo Insparya, especialista em transplantes e cuidados capilares.


4. Não use vinagre para dar brilho


Enxaguar o cabelo com vinagre para conseguir uns fios sedosos e brilhantes é um mito que precisa de cair por terra. "É um dos truques mais usados, mas a realidade é que o vinagre não deve ser utilizado para dar mais brilho ao cabelo. Existem melhores opções no mercado, entre as quais uma grande variedade de champôs, máscaras e tratamentos que lhes podem acrescentar brilho extra sem ter de recorrer a outras opções", adverte Carlos Portinha, que aconselha o Prevent HA, um dos champôs da Insparya, com ácido hialurónico.


5. Alimente-se convenientemente


Vários estudos científicos internacionais, como este, associam uma dieta alimentar pobre em vitaminas e sais minerais à queda de cabelo e até à descoloração prematura dos fios. Para conseguir umas hastes capilares mais densas e fortes, é importante consumir regularmente alimentos ricos em nutrientes como a vitamina B12, o ferro, a vitamina E, ómega-3 e o zinco. "Os vegetais de folhas verdes e os ácidos gordos do peixe ajudam a manter o cabelo naturalmente hidratado e estimulam o crescimento das hastes", aconselha Carlos Portinha.

bottom of page