top of page

5 tendências de decoração a seguir em 2023

Ano após ano, as sugestões dos decoradores de interiores sucedem-se. Numa altura em que muitos aproveitam para renovar as diferentes divisões casa, estes profissionais organizam-se para propor soluções que vão dotar os espaços de maior atratividade e conforto. Saiba o que está em voga.



São muitos os que aproveitam o início de cada ano para investir numa nova decoração para a casa. Para facilitar a vida aos que pretendem renovar espaços, a Engel & Völkers, mediadora imobiliária de propriedades residenciais premium, imóveis comerciais, iates e aeronaves executivas, reuniu, em colaboração com prestigiados decoradores de interiores internacionais, cinco tendências de decoração a ter em conta em 2023. Se precisa de ideias para transformar as suas divisões, estas são as principais linhas a ter em conta.


1. Cores neutras e aconchegantes

Com foco apontado na principal tendência de 2023, o conforto e o bem-estar, entre as principais tendências de decoração para o próximo ano está a utilização de cores que transmitam uma sensação acolhedora e aconchegante. As tonalidades neutras e os tons naturais surgem no topo das escolhas para o próximo ano a marcar as estéticas decorativas. As cores das paredes e das peças privilegiam os matizados que recriam elementos naturais como as pedras preciosas e os tons terrosos.


2. Iluminação natural


Tirar o maior proveito da luz natural é essencial para manter a tendência de conforto que se preconiza. Investir em portas e janelas amplas, utilizar cores claras e/ou recorrer a cortinas mais delicadas são algumas das melhores formas para deixar que a luz natural ilumine a sua casa. Em alternativa, pode apostar em espelhos. Para além de refletirem a luminosidade, também aumentam a profundidade dos espaços, valorizando as divisões onde são pendurados.

3. Móveis com linhas arredondadas


Entre as tendências que se iniciaram em 2022 e que irão certamente continuar em 2023 estão os móveis de forma arredondada. Este modelo de mobiliário curvilíneo, um ícone da decoração nas décadas de 1960 e 1970, volta agora com um design mais moderno e contemporâneo. Este mobiliário pode ser usado em praticamente todos os ambientes da casa. Conjugado com peças minimalistas e depuradas, é também uma das tendências decorativas mais usadas para lhe conferir charme e elegância.


4. Elementos naturais e orgânicos


A utilização de elementos da natureza dentro de casa é uma das formas mais eficazes de tornar uma divisão mais acolhedora. O uso de flores e de plantas, naturais ou artificiais, é, a par das fontes de água interiores, uma solução que permite criar um ambiente mais relaxante dentro de casa. A utilização de jarras, potes e vasos com flores frescas ou com composições florais secas também é recomendada por muitos decoradores de interiores, nacionais e internacionais.


5. Apontamentos confortáveis

Ao longo de 2020, foi valorizada uma tendência que veio para ficar e que volta a ganhar terreno em 2023, interiores mais focados no conforto. Durante a pandemia, começou a ser hábito estar mais tempo em casa, inclusive a trabalhar. Para além das cores que tornam os espaços mais acolhedores, está também em voga adquirir móveis e elementos decorativos que proporcionem conforto nos mínimos detalhes, como é o caso de almofadas grandes, de tapetes e de mantas.

bottom of page