top of page

Dia da Mãe. 35 sugestões de presentes

Em Portugal, à semelhança do que sucede noutros países, esta data celebra-se atualmente no primeiro domingo do mês de maio. Este ano, assinala-se no dia 7. Não deixe de mimar a sua com uma oferta especial. Se está sem inspiração, vai descobri-la aqui. Propostas para todos os gostos.



Em Portugal, em tempos idos, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, mas, com o passar dos anos, passou a ser comemorado no primeiro domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. As origens deste dia festivo remontam, no entanto, à Grécia Antiga e às comemorações primaveris em honra de Reia, mulher de Cronos. Este ano, assinala-se a 7. Se ainda não sabe o que há de oferecer à sua, deixamos-lhe aqui sugestões que podem servir de inspiração.


1. Perfume feminino


La Vie est Belle Iris Absolu de Lancôme, a nova variação olfativa de uma fragrância (já) icónica, é o presente perfeito. Criada pelos perfumistas Anne Flipo e Dominique Ropion, é um floral frutado. Além de groselha preta, flor de laranjeira e figo, integra notas de jasmim, íris, pachuli e cheesecake. O frasco foi reinterpretado por Catherine Krunas. A designer e criadora da embalagem original criou uma onda interminável em homenagem ao(s) sorriso(s) das embaixadoras da marca, agora juntas pela primeira vez numa campanha.



2. Brincos primaveris


Todos os anos, a Van Cleef & Arpels lança a Lucky Spring, uma coleção de joias que celebra a chegada da primavera. Este ano, não foi exceção. Em forma de flor da ameixoeira, em ouro rosa de 18 quilates, os brincos que a integram são uma das quatro novas propostas da conceituada marca francesa, fundada pelo lapidador de diamantes neerlandês Alfred Van Cleef em parceria com o seu sogro, o empresário Salomon Arpels, em 1896, em Paris. Produzidas manualmente por artesãos especializados, seduzem pela minúcia dos detalhes.



3. Sérum de ação dupla


Inspirado nos cuidados dermocosméticos de última geração, Double R Renew & Repair Advanced Serum, um sérum de ação dupla da Guerlain, incorpora duas tecnologias exclusivas da marca francesa criada pelo perfumista Pierre-François Guerlain que renovam a epiderme e conferem à pele um efeito lifting num único passo. Depois da aplicação, a tez fica mais suave e luminosa e os poros refinados. Composto por 96% de ingredientes de origem natural, este cosmético é enriquecido com um potente concentrado de mel branco.

4. Óculos de sol


Em castanho-escuro e padrão tartaruga castanho-claro, este modelo da Persol, uma das marcas do grupo Luxottica à venda online e em cadeias como a Sunglass Hut, tem lentes em cristal, disponíveis num castanho degradê transparente, concebidas para as pessoas que preferem cobrir uma porção média do rosto. As armações destes óculos de sol, um dos modelos de uma coleção de 13 pares, são fabricadas em acetato. Por um custo adicional de apenas 10 €, é possível personalizar este acessório, adicionando letras na seta da armação.


5. Coffret aromático


Para este Dia da Mãe, a Equivalenza criou quatro coffrets (muito) especiais. Um deles é este, comercializado numa caixa com um design alusivo à data que, no seu interior, esconde o Bubbles, um prático, elegante e decorativo difusor de aromas branco e um óleo perfumado com aroma de frutos vermelhos que vai deixar toda a divisão onde for colocado a cheirar bem. Atualmente em promoção no site desta marca espanhola, especializada em perfumes, cosmética e aromas para casa, este dispositivo personalizável funciona através de ultrassons.

6. Refeição especial


Se quer que a sua seja parte integrante do espetáculo de mapeamento de vídeo de homenagem às mães que o Lumen Hotel, em Lisboa, está a preparar, surpreenda-a enviando uma fotografia e três palavras que a descrevam para o endereço de e-mail tsa@lumenhotel.pt até ao dia 5 de maio. Este jantar especial começa às 19h15 com uma bebida, pouco antes da exibição do ternurento tributo nas longas paredes interiores do pátio da unidade hoteleira. Para a ocasião, o chef Celso Dias preparou um menu especial.



7. Fato de banho


É uma das propostas da coleção de primavera/verão 2023 da Cantê, marca de moda portuguesa fundada pelas empreendedoras Mariana Delgado e Rita Soares em 2011. Confecionado num tecido com texturas florais, este fato de banho forrado tem, na frente, um sedutor decote quadrado e, nas laterais, aberturas com atilhos com cor em contraste. Nas costas, o corte é redondo e as alças não são reguláveis. Para o Dia da Mãe, a Cantê lançou também uma proposta especial para mães e filhos com o mesmo padrão colorido.



8. Purificador de ar


E se oferecesse à sua mãe um ambiente mais fresco e oxigenado? O Dyson Purifier Hot+Cool Autoreact da Dyson é um purificador de ar que alia uma tecnologia (muito) inovadora a um design elegante e funcional. Para além de capturar pó e alergénios, também retém até 99,9% dos vírus, incluindo o SARS-CoV-2, na origem da covid-19. A camada de carvão ativado que integra também elimina ainda odores e gases nocivos. Nos dias de maior calor, refresca o ar e, nos de maios frios, aquece-o. O filtro é muito fácil de substituir.



9. Sapato elegante


A marca portuguesa de sapatos femininos Lachoix, (re)conhecida pelo conforto e pela elegância, acaba de alargar o portefólio de bailarinas com o lançamento de dois novos modelos. Para além de uma versão dourada, desenvolveu agora uma versão em preto com pulseira dupla. A corrente dourada e tira em pele preta com fivela decorada em cristal podem ser utilizadas juntas, separadas ou removidas, o que as torna muito versáteis. Estão à venda online e no Lachoix Studio, a primeira concept store da marca, localizada em Lisboa.

10. Saco em palha


Ideal para uma ida às compras ou uma ida à praia, este saco da Parfois, marca portuguesa fundada em 1994, recria o imaginário dos cestos de palha tradicionais. Para além de um pendente decorativo removível, esta nova proposta da insígnia integra alças de ombro e esconde, no seu interior, um bolso com fecho de correr. A composição exterior é constituída por 95% de papel e 5% de poliuretano. Poliéster, madeira e zinco são outros dos materiais usados. 65% do interior é em algodão. Também existe uma versão com as alças mais curtas.


11. Cosmético disruptivo


O Institut Esthederm, marca de dermocosmética do grupo Naos, desenvolveu, em parceria com o Mediterranean Institute for Life Sciences (MedILS), uma solução biotecnológica disruptiva e inovadora que prolonga a longevidade celular. Esta biotecnologia patenteada está presente no Age Proteom Advanced Serum, um novo sérum que atenua os principais sinais de envelhecimento da pele. Para além de reduzir as rugas e de combater a perda de firmeza e as irregularidades cutâneas, aumenta a densidade e a luminosidade da epiderme.



12. Vinho frutado


Pé de mãe não é apenas o nome dado às videiras selecionadas para reprodução vegetativa, escolhidas pela qualidade do seu fruto e também pela boa adaptação a um determinado terroir e pela resistência às habituais doenças de lenho. É também o nome de vinho com um final de boca frutado e persistente. Herdade de São Miguel Pé de Mãe Tinto 2020, um dos novos lançamentos da Casa Relvas, é composto em 90% por uvas da casta Trincadeira. De cor rubi aberta e um aroma de frutos vermelhos e flores de laranjeira, tem notas balsâmicas.

13. Top com detalhe dourado


É uma das novas propostas da Salsa para a primavera/verão de 2023. Em tom de pérola, com um corte regular e um decote redondo, este top sem mangas, com pinças nas laterais, apresenta um original detalhe metálico dourado com um apontamento bicolor que lhe confere elegância e sofisticação. Integralmente confecionada em linho, esta peça de roupa é a escolha perfeita para um visual completo em tons neutros, mas também pode ser coordenada com calças, calções ou saias coloridas para um efeito contrastante e sedutor.



14. Ida ao spa


A pensar nas (muitas) mães que necessitam urgentemente de momentos relaxantes, o Seelyte Spa, o spa do Sines Sea View Business & Leisure Hotel, oferece 20% de desconto em todos os tratamentos e terapias e massagens no spa, não só no primeiro domingo de maio como também ao longo de todo o mês. Uma oportunidade única para usufruir da piscina interior, do jacúzi, do ginásio, da sauna e/ou do banho turco. Antes ou depois, nada melhor do que uma refeição no restaurante Volta do Mar, com vista panorâmica para o oceano.


15. Chinelos artísticos


A organização Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede com a ambição de valorizar as manifestações artísticas dos milhões que vivem em condições precárias nas favelas brasileiras. Ciente da sua responsabilidade social, a Havaianas, marca de moda fundada em 1962, lançou uma coleção de chinelos com desenhos desses artistas desfavorecidos. Este modelo, criado pelo duo Acidum Project, retrata o asfalto, as paredes de tijolo e as roupas penduradas nas ruas do nordeste do país.



16. Creme hidratante acetinado


Além do toque aveludado e da deliciosa fragrância do lírio, o creme acetinado Lily de O Boticário hidrata profundamente a pele. Com manteiga de carité, um emoliente natural que proporciona um toque macio enquanto nutre em profundidade, contém também uma grande concentração de vitamina E, antioxidante. Para o Dia da Mãe de 2023, a empresa brasileira estabeleceu também uma parceria a marca portuguesa Rust&May e lançou uma coleção limitada de t-shirts com cinco das frases que as mais mais repetem no quotidiano.



17. Túnica fresca


Para usar todo o ano ou numa ocasião mais especial, com padrões simples e clássicos ou com estampados descontraídos e/ou mais irreverente, a Natura propõe uma vasta gama de túnicas frescas, de manga curta ou comprida, confecionadas com materiais de qualidade, diferentes cortes e padrões. Até dia 7 de maio, na compra de três peças paga apenas duas, levando para casa gratuitamente a de menor valor. Uma oportunidade única para oferecer um presente mais completo ou uma forma de também se mimar com um artigo para si.



18. Romance premiado


Aguardado com grande expetativa, por se seguir a "Torto arado", um dos maiores sucessos comerciais da literatura brasileira das últimas décadas, livro que rendeu ao escritor e geógrafo Itamar Vieira Junior três prémios, "Salvar o fogo", o novo romance do autor, foi lançado simultaneamente em Portugal e no Brasil. Publicado pela editora Dom Quixote, tem como cenário uma pequena localidade da Bahia e, ao longo de 336 páginas, mostra que muitas vezes os fantasmas de uma família não se distinguem dos fantasmas de um país.


19. Vestido de algodão


Da coleção You & Me da Zippy, composta por peças para pais e filhos fazerem pandã, este vestido às riscas de manga comprida em anarruga 100% algodão, com detalhes de palmeiras, integra um forro interior para um maior conforto. Com um corte franzido e evasé, aperta à frente com botões até à cintura. No mesmo tecido, está disponível um macacão, um top, uma saia e umas calças para criança. Fundada em 1996, no Porto, a Zippy é uma marca de moda portuguesa que alia um espírito prático a um design funcional e acessível.



20. Cesto reciclado


A Hôma juntou-se à Ocean Alive, organização não-governamental internacional que protege pradarias marinhas um pouco por todo o mundo, para promover a coleção Sea View, feita de materiais sustentáveis. Uma das peças que a integra é este besto bege da marca Atmosphera, em algodão reciclado com franjas, disponível em dois tamanhos. Esta coleção também inclui peças em cerâmica, mantas em algodão, jarras e candeeiros em rotim, cadeirões em tecido e contraplacado e cestos funcionais em plástico reciclado.

21. Ténis confortáveis


Fundada em 1949, a Ara fabrica um calçado confortável, original e de qualidade, com um desenho arrojado, temático e evolutivo, como é o caso deste par de sapatilhas. Produzidas em cabedal de couro, são forradas com um tecido macio, adaptando-se de imediato ao pé e favorecendo o andar. O interior, feito com fibras de bambu, absorve mais humidade do que o algodão e também seca mais depressa. A palmilha removível e o fecho lateral são outras das características distintivas destes ténis, uma das novidades da marca portuguesa.

22. Anel com brilhante


Drop, uma das coleções da marca de joalharia portuguesa Leitão & Irmão, é uma homenagem ao bem mais precioso da vida. Desenhadas a partir do movimento da água, em linhas minimalistas que abraçam os diamantes no interior das suas silhuetas, as peças que a integram, como é o caso deste anel, são a lembrança perfeita para as mães que merecem o melhor. Em ouro amarelo de 18 quilates e um diamante de exceção, é uma joia de rara beleza, o complemento (mais) elegante para um dia festivo que se pretende memorável.

23. Trio de cremes de mãos


É um dos novos coffrets da Benamôr, marca de cosmética portuguesa fundada em Lisboa em 1925. Para além de uma embalagem de 30 mililitros do novo creme de mãos Si Neroli, integra também uma de Vervena Vera e uma de Figo Fogo, outras duas novidades agora disponíveis. Formulados com ingredientes naturais, os cremes de mãos da marca, veganos e dermatologicamente testados, não contêm parabenos nem petróleo. Se a sua mãe é conservadora, ofereça-lhe as versões mais clássicas deste produto icónico da Benamôr.



24. Fio com pendente


Fundada pelo relojoeiro e empreendedor suíço Louis-Ulysse Chopard em em Sonvilier, na Suíça, em 1860, a Chopard é hoje a escolha de muitas figuras públicas um pouco por todo o mundo. Composta por brincos, anéis, pulseiras, pendentes e fios em ouro rosa, a coleção Happy Hearts, perfeita para esta ocasião, usa e abusa dos corações. Para além do metal dourado de 18 quilates, obtido de forma ética, as diferentes peças que a integram, como este fio, podem ter diamantes e/ou aplicações de madrepérola e/ou pedras preciosas.

25. Mala em pele


Disponível em pérola e em preto, este acessório em forma de meia-lua da Scalpers tem feito furor um pouco por toda a Europa. Produzida em couro, esta mala integra duas correias intercambiáveis, uma curta e uma comprida, o que torna (muito) versátil. O fecho de correr e o bolso interno são outras funcionalidades que também vão agradar à maioria das mulheres. As tachas douradas no rebordo conferem-lhe elegância. Fundada em 2007 por um grupo de amigos em Sevilha, em Espanha, a Scalpers conta com uma dezena de lojas em Portugal.

26. Pintura decorativa


É uma das muitas propostas de decoração de parede que encontra no Gato Preto. Com 1,40 metros de cumprimento, esta tela com moldura, uma pintura a óleo executada manualmente que representa um casal de grous, pode ser uma surpresa inesperada. Aves de grande porte, estes animais gregários comunicam entre si através de vocalizações ruidosas. Na época de reprodução, os casais constroem ninhos de lama e vegetação em regiões pantanosas. É lá que põem os dois ovos que são depois chocados pelas gruas.



27. Alpercatas vencedoras


Depois de lançar Blossom, uma coleção de calçado produzida com materiais reciclados, a Paez acaba de apresentar o resultado da parceria que estabeleceu com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Com o objetivo de encontrar estilos e padrões únicos para a coleção de primavera/verão de 2023, a marca portuguesa promoveu um concurso que deu a vitória a duas designers e origem a quatro novos modelos. Para este, Joana Brígida, uma das premiadas, inspirou-se nas obras de artista americano Keith Haring.



28. Relógio intemporal


A linha New Classic da Eletta conta com dois novos modelos de relógios com caixa de 38 milímetros, um tamanho em estreia nesta emblemática coleção da marca. Um deles, este, exibe uma caixa em aço dourado que contrasta com o mostrador prateado com ponteiros e índices dourados. A bracelete em aço de malha milanesa prateada confere-lhe um requinte intemporal. Para além de uma nova embaixadora nacional, a atriz Carolina Carvalho, a Eletta tem um novo modelo na linha Quartz e uma nova caixa com um relógio e duas braceletes.

29. Blush com acabamento mate


Ideal para avivar a tez e criar jogos de luz e volumes, realçando os traços do rosto, o Beauty Essentials Silky Luminous Blush, um blush da Kiko Milano com um acabamento mate e simultaneamente metálico, tem uma fórmula nutritiva, enriquecida com óleo de jojoba. Este lançamento da marca de cosmética italiana cativa desde o primeiro momento pela sua textura de toque sedoso, decorada com um padrão estampado, perfumada com notas envolventes de íris. Depois de aplicado, esbate-se facilmente para um resultado modulável.

30. Escova de engomar a vapor


Se a sua mãe adora viajar e nunca diz que não a um fim de semana fora, este é o presente ideal. Disponível em quatro cores, azul, amarelo, verde e coral, Pure Pop da Rowenta integra um sistema reversível que permite engomar e remover pelos, borbotos e cabelos sem queimar nem danificar os tecidos. Fácil de transportar e com um design moderno e divertido, esta escova de engomar a vapor higieniza as peças de roupa num ápice. Também pode ser usada para refrescar lençóis, cobertores, edredões e almofadas, para um sono são.


31. Almofada com elogio


Na rede de lojas Note! são muitas as sugestões de presentes alusivos a esta data, como é o caso desta almofada decorativa verde água da Mr. Wonderful, com uma dedicatória especial para a melhor mãe do mundo. As possibilidades não se esgotam todavia aqui. Além de canecas, também há canecas e copos com inscrições carinhosas, caixas de chocolates, chinelos, meias, velas, sais de banho, postais, garrafas reutilizáveis, porta-chaves, pulseiras, sacos de pano e até vouchers com ofertas (muito) especiais que podem ser personalizados.

32. Caixa metálica com produtos


Cuidar da aparência é um ritual diário que faz bem ao corpo e ao espírito e, para começar logo bem o dia, nada melhor do que o coffret Couto F da Couto, inicialmente Flôres e Couto, uma empresa fundada em 1918 no Porto que ficaria famosa pela pasta dentífrica Couto, um dos três produtos que integram esta original caixa metálica. O creme hidratante Couto, ideal para todos os tipos de pele, é, a par do clássico sabonete Couto, outra das ofertas presentes neste coffret especial, com um design de inspiração (muito) revivalista.



33. Lençóis hipoalergénicos


Na primavera, são muitas as pessoas que fazem reações alérgicas. Os alergénios do ar irritam as fossas nasais, desencadeando situações de congestão nasal, olhos lacrimejantes e/ou espirros, que afetam a capacidade de respirar facilmente e, em muitos casos, conduzem a uma má qualidade de sono. Para contrariar o problema, a empresa portuguesa Momo Cotton desenvolveu lençóis e roupa de cama anti-ácaros com propriedades naturalmente hipoalergénicas. Confortáveis e facilmente laváveis, são fabricados em bambu.



34. Caixa de chocolates


Composta por três bombons com recheio de limão premiados internacionalmente em 2026, três bombons com recheio de laranja distinguidos com a medalha Melhor dos Melhores no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais de 2017 e ainda três chocolates brancos com uma mensagem personalizada, esta é uma das várias propostas que a Pedaços de Cacau desenvolveu para o Dia da Mãe de 2023. Confecionados de forma artesanal e sustentável com um teor mínimo de 54% de cacau, prometem fazer as delícias das mães mais gulosas.

35. Óleo facial


Rica em taninos e polifenóis, a romã é um fruto repleto de antioxidantes naturais. Além de protegem a pele contra as agressões externas, estas substâncias também a nutrem em profundidade. Uma simples massagem com o Óleo Facial de Romã da Weleda hidrata a epiderme, deixando-a (mais) lisa e hidratada. Com uma eficácia comprovada de tripla ação anti-idade, revitaliza e ilumina a tez, ao mesmo tempo que suaviza as rugas e refirma os tecidos cutâneos. A textura ligeira, de rápida absorção, favorece ainda a renovação celular.



bottom of page