top of page

Granola (mais) light sem glúten

Elaborada com ingredientes naturais, é a recomendação perfeita para um pequeno-almoço saudável e/ou para um lanche reconfortante. Apesar de não ter açúcar, é saborosa e saciante. Uma receita simples e fácil de preparar, que também pode oferecer a familiares e amigos em qualquer altura do ano.



Com leite ou iogurte, a granola é uma forma saborosa de iniciar ou dia ou de fazer uma pausa a meio da tarde. A desta receita, elaborada com ingredientes naturais, é a recomendação perfeita para um pequeno-almoço saudável e/ou para um lanche reconfortante. Mais light, nutritiva e saciante do que a generalidade das que são vendidas no mercado, tem a vantagem de não ter açúcar nem glúten. Comparada com as tradicionais, também tem menos calorias e menos gordura, apesar do maior teor proteico.


Ingredientes


100 gr de flocos de quinoa

100 gr de flocos de trigo-sarraceno

50 gr de arroz integral tufado

80 gr de tâmaras

50 gr de bagas de arónia

150 gr de nozes-pecãs

100 gr de amêndoas

100 gr de pevides de abóbora

100 gr de sementes de girassol

30 gr de sementes de chia

100 ml de sumo de maçã natural

150 ml de água

5 gr de óleo de coco

4 colheres de chá de canela

1 pitada de gengibre em pó


Preparação


1. Descaroce as tâmaras, corte-as em pequenos pedaços e reserve-os para utilização posterior. Ligue o forno a 180º C.


2. Disponha, numa tigela grande, os flocos de quinoa, trigo-sarraceno e o arroz tufado e reserve.


3. Coloque a noz-pecã e a amêndoa num processador de alimentos e triture durante alguns segundos, para a obter pedaços mais pequenos, sem todavia os reduzir a farinha.


4. Adicione os frutos oleaginosos à mistura de cereais e envolva todos os ingredientes.


5. Num tacho, misture o sumo de maçã, a água, as tâmaras, o óleo de coco e a canela. Deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de cinco minutos, mexendo ocasionalmente.


6. Quando a mistura do sumo de maçã e das tâmaras engrossar, disponha o preparado sobre a mistura de cereais e frutos oleaginosos, envolvendo cuidadosamente. Polvilhe com gengibre em pó.


7. Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e espalhe o preparado. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, até a granola adquirir uma textura mais crocante, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não queimar.


8. Enquanto a granola acaba de tostar, disponha, numa tigela, as pevides de abóbora, as semente de girassol, as sementes de chia e as bagas de arónia, envolvendo-as cuidadosamente


9. Adicione ao preparado a mistura de sementes e bagas de arónia, envolva todos os ingredientes com suavidade. Desligue o forno, mas mantenha a granola por mais 10 a 15 minutos.


10. Retire a granola do forno. Quando estiver fria, armazene-a num recipiente hermético, num local seco para utilização futura.


Sugestões


Na dificuldade de encontrar bagas de arónia, pode utilizar arandos, mirtilos ou até framboesas em substituição. Se preferir, pode utilizar apenas duas colheres de chá de canela e adicionar duas colheres de chá de erva-doce ao preparado do sumo de maçã.

bottom of page