top of page

Gustavo Ribeiro é o novo membro da Swatch Proteam

O skateboarder almadense de 21 anos, o primeiro skater português a sagrar-se campeão mundial profissional ao vencer a Super Crown, etapa decisiva da edição de 2022 do circuito internacional de skate, junta-se a atletas como Andy Anderson, Casey Brown, Lotfi Lamaali e Nico Vuignier.



É um dos melhores skateboarders da sua geração e acaba de ser convidado a integrar a Swatch Proteam, o coletivo de atletas de elite da reputada marca de relógios suíça. Nascido em Almada, em 2001, Gustavo Ribeiro tinha apenas cinco anos quando recebeu o primeiro skate. A partir daí, nunca mais parou. Ao lado do seu irmão gémeo, Gabriel Ribeiro, foi nas ruas de Lisboa, para onde se mudou com a família aos seis anos, que foi desenvolvendo as capacidades técnicas e desportivas que fizeram dele um campeão.


Em 2017, o almadense tornou-se o primeiro skater português a vencer a competição global da indústria, a Tampa AM, nos EUA, com flipslides de 360 graus, flip noseslides e flip frontais surpreendentes. "A vitória valeu-lhe a entrada para o SLS Pro Open 2018, em Londres, onde terminou num impressionante sétimo lugar na geral. Desde 2018, tem deixado a sua marca em eventos como a Street League Skateboarding e a competição espanhola O Marisquiño", recorda a marca helvética em comunicado de imprensa.


Em 2019, Gustavo Ribeiro deixou de ser amador. Tornou-se profissional com a Jart Skateboards e conquistou o terceiro lugar na Street League Skateboarding no Brasil. Dois anos mais tarde, no Japão, tornou-se o primeiro skateboarder português a qualificar-se e a participar numa final olímpica na sua disciplina. "O suprassumo da patinagem de rua técnica tem uma paixão pela cozinha no seu tempo livre e continua a realizar movimentos impressionantes em todas as fases", informa a marca suíça.


A lista de desportistas internacionais que integram a Swatch Proteam abarca atletas de renome como o skater e atleta olímpico canadiano Andy Anderson, o esquiador, montanhista e produtor cinematográfico suíço Sam Anthamatten, a ciclista de montanha profissional canadiana Casey Brown, o ateleta, bailarino, modelo, realizador e freestyle longboarder marroquino Lotfi Lamaali, o esquiador norte-americano Cody Townsend, o ciclista francês Matthias Dandois e o esquiador helvético Nico Vuignier.



bottom of page