top of page

História dos Da Weasel contada em livro

Ana Ventura é a autora da biografia oficial que recorda o percurso da mítica banda de hip hop portuguesa fundada em 1993 por Pacman, Armando Teixeira, Jay Jay Neige, João Fagulha e Yen Sung. O lançamento oficial da obra está agendado para 27 de abril mas a pré-venda arranca já em março.



Há 30 anos, em Almada, nasciam os Da Weasel. Nos primórdios da banda de hip hop, o inglês chegou a ser a língua de eleição, mas rapidamente Pacman, Armando Teixeira, Jay Jay Neige, João Fagulha e Yen Sung, os fundadores originais do coletivo, decidiram arriscar em português. Pouco depois, assinavam contrato com a Dínamo Discos, subsidiária da editora BMG, lançando de seguida o primeiro álbum. "Dou-lhe com a alma" foi um dos discos nacionais comercializados em Portugal em 1995 e atraiu de imediato atenções.


Para o promover, foi escolhido o single "Adivinha quem voltou", um dos êxitos desse ano. Meses depois, à formação inicial, juntam-se o guitarrista Pedro Quaresma (guitarra) e o baterista Guilherme Silva. Yen Sung e João Fagulha saem do grupo e entra Virgul. As alterações não se ficariam, todavia, por aqui, como recorda "Uma página da história", a biografia oficial dos Da Weasel. Escrita por Ana Ventura, a obra, publicada pela Showtime Books, uma nova chancela do Grupo Editorial Atlântico, recorda o percurso da mítica banda. O lançamento está agendado para 27 de abril mas a pré-venda arranca já em março.


O livro resulta de um ano de longas conversas que revisitam memórias e desvendam segredos que, até agora, nunca haviam revelados. "Em registo oral, Carlos Nobre (Pacman/Carlão), João Nobre (Jay-Jay Neige), Bruno Silva (Virgul), Pedro Quaresma (Quakas), Guilherme Silva (Guillaz) e Miguel Negretti (DJ Glue) são os protagonistas desta narrativa", informa a editora em comunicado. "São seres humanos, de carne e osso, com os seus defeitos e as suas qualidades", refere Ana Ventura, a autora da biografia do grupo.


"Estas seis personagens, porém, criaram uma obra tão impactante que se transformaram em lendas", elogia ainda. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, os elementos do mítico coletivo sentaram-se individualmente com a escritora, que aproveitou a partilha confessional para explorar o passado do grupo e das principais figuras que atualmente o integram. "Este livro transporta o leitor para uma viagem ao longo de 30 anos de estórias que marcaram a vida da banda e, no fundo, a vida de toda uma geração", sublinha ainda Ana Ventura.

bottom of page