top of page

Mais de 450 vinhos do Alentejo para provar em Lisboa

Nos dias 2 e 3 de junho, o Centro Cultural de Belém volta a acolher uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana que pretende dar a conhecer os melhores néctares que se vão produzindo na afamada região. O programa deste evento sustentável também inclui palestras e seminários.



Nos dias 2 e 3 de junho, o Centro Cultural de Belém (CCB) volta a receber mais uma edição da evento "Vinhos do Alentejo em Lisboa", uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade responsável pela proteção e defesa da região de denominação de origem controlada (DOC) do Alentejo, da indicação geográfica alentejana, da certificação e do controlo da origem e qualidade, da promoção e do fomento da sustentabilidade naquele território, para dar a conhecer os seus melhores néctares.


A variedade é grande. "Desde brancos, tintos e rosés a espumantes e vinhos licorosos, a partir das 16h00 de sexta-feira, 2 de junho, os amantes da vinha e do vinho vão ter a oportunidade de provar mais de 450 dos melhores vinhos produzidos pelos 56 produtores da região. Já no sábado, 3 de junho, o CCB abre portas às 15h00, encerrando, nos dois dias de evento, às 21h00", informa a CVRA em comunicado de imprensa. Os bilhetes, já à venda, podem ser adquiridos na Ticketline por 10 €. No próprio dia, no CCB, custam 12 €.


Esta iniciativa conta ainda com seminários e palestras sobre as castas e as particularidades dos vinhos da região e do vinho de talha no dia 2. Luís Pedro Amorim, diretor da câmara de provadores da CVRA, será um dos oradores. No dia 3, além de vários produtores alentejanos com certificação de produção sustentável, também Joana Faria, diretora executiva do Forest Stewardship Council Portugal abordará a questão da sustentabilidade, apresentando ações e medidas que podem ser implementadas das vinhas às adegas.


Vicente Themudo de Castro, consultor e jornalista, responsável vínico do Grupo Albatroz, aproveitará a sessão de maridagem deste evento ecológico para aconselhar as combinações gastronómicas que melhor combinam com os vinhos produzidos no Alentejo. "Esta montra de divulgação dos néctares alentejanos honra o compromisso da região com a sustentabilidade, ao reutilizar todos os materiais e bancas presentes nos eventos realizados em 2022 em Lisboa e no Porto", garantem ainda os organizadores em comunicado.

bottom of page