Para regular o fluxo de turistas, a cidade italiana exige, a partir de agora, o pagamento de cinco euros à entrada, entre as 8h30 e as 16h. A medida, que acaba de entrar em vigor, ainda não é definitiva, mas pode ser vir a extensível a outras localidades, admitem as autoridades locais.
Veneza é a primeira cidade do mundo a cobrar uma taxa à entrada. A partir de agora, entre as 8h30 e as 16h, os visitantes têm de pagar cinco euros para poderem aceder às ruas e aos canais. As multas para os incumpridores oscilam entre os 50 e os 300 euros. Os turistas que pernoitam na cidade estão isentos do pagamento, uma vez que já pagam a taxa turística, que varia entre um e cinco euros, consoante o tipo de acomodação, mas, para acederem às principais atrações, têm de exibir um código QR gerado através de uma aplicação móvel.
A medida, que pretende regular o fluxo de turistas na cidade e melhorar a vida dos que lá vivem, ainda não é definitiva. Está a ser testada no âmbito de um projeto-piloto e pode vir a ser alargada a outras localidades italianas, admitem as autoridades do país. Nesta primeira fase, foram selecionadas 29 datas, maioritariamente concentradas nos fins de semana de maio a julho. Em 2021, passou a ser proibido o desembarque de navios de cruzeiro de grande porte para limitar o número de visitantes que, nalguns dias, chegam aos 100.000.
Σχόλια